UFLA é a universidade mineira mais sustentável no QS World University Rankings Sustainability 2025
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) alcançou, pelo segundo ano consecutivo, a melhor colocação entre as universidades mineiras no ranking internacional de sustentabilidade QS World University Rankings: Sustainability 2025.
Na edição de 2025, o ranking classificou 1.743 instituições de 107 países, sendo 42 delas do Brasil. A UFLA alcançou a 699ª posição no ranking geral, ocupando o 11º lugar entre as universidades brasileiras. Também teve destaque nos rankings específicos, alcançando a 544ª posição em Impacto Ambiental e a 310ª posição mundial em Governança.
No contexto estadual, a UFLA conquistou o 1º lugar entre as oito universidades mineiras classificadas no QS Sustainability Ranking 2025.
No cenário nacional, além do 11º lugar no ranking geral, a UFLA obteve destaque em dois eixos específicos: foi a 9ª melhor universidade do Brasil em Impacto Ambiental e a 7ª melhor em Governança.
Para o professor André Pimenta Freire, responsável pelo Setor de Projetos e Indicadores da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), “a posição da UFLA no ranking demonstra o destaque da Universidade e sua contribuição com diferentes aspectos de sustentabilidade no cenário do Estado de Minas Gerais, do Brasil e do mundo. Os indicadores do ranking confirmam a liderança da universidade em áreas como pesquisa em meio ambiente e bem-estar, e também reafirmam a excelência em aspectos de governança, já enaltecidos em rankings como o elaborado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), mas agora sob as lentes de um ranking em nível internacional.”
O professor Flávio Henrique Vasconcelos de Medeiros, diretor de Relações Internacionais (DRI), destacou que o resultado obtido corrobora outros índices que abordam a sustentabilidade, uma marca construída ao longo dos anos na Instituição. "Se, por um lado, o destaque regional e nacional no QS University Ranking reconhece o trabalho desenvolvido ao longo dos anos nessa temática, traz também para a gestão institucional uma responsabilidade a mais: buscarmos melhorar ainda mais e nos balizarmos pelas instituições mais bem ranqueadas no mundo. Com mudanças recentes no relatório de gestão, que trazem mais foco na sustentabilidade, e com trabalhos de conscientização para registrarmos as ações relacionadas à sustentabilidade em nossa instituição, temos convicção de que estamos no caminho certo para buscar a excelência institucional e formar profissionais que farão a diferença onde quer que atuem.”
O QS Sustainability Ranking está em sua terceira edição e é estruturado em três eixos principais: 1) Impacto Ambiental, 2) Impacto Social e 3) Governança. O eixo de Impacto Ambiental abrange aspectos relacionados à Educação Ambiental, Pesquisa sobre Meio Ambiente e Sustentabilidade Ambiental. O eixo de Impacto Social contempla temas como Empregabilidade e Oportunidades, Equidade, Saúde e Bem-Estar, Impacto da Educação e Intercâmbio de Conhecimentos. Já o eixo de Governança avalia especificamente o critério de Boa Governança.