UFLA fortalece sua atuação em empreendedorismo e inovação na 34ª Conferência Anprotec
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) participou da 34ª Conferência da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), realizada entre os dias 2/12 e 5/12, em São José dos Campos. Com o tema “Os Ambientes de Inovação Transformando os Territórios e as Cidades”, o evento reuniu especialistas, líderes e representantes de mais de 400 ambientes de inovação, com o objetivo de discutir práticas, estratégias e tendências que promovem o empreendedorismo e a economia baseada no conhecimento.
A UFLA foi representada por três de suas estruturas de inovação: a Diretoria de Inovação e Tecnologia (Dintec), com a coordenadora de Projetos de P&D, Cláudia Salgado; da assessora de Agência de Inovação, Flávia Mendonça; a Diretoria de Parques Tecnológicos (DPT), representada pela administradora do Parque Tecnológico da UFLA, Juliana Paviani; e o responsável pelo setor de Empreendedorismo, Alex Bager; a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inbatec), com o gestor de incubação, Gustavo Badaró; e o Parque Tecnológico dos Ipês (IpêTech), representado por seu coordenador Leonilson de Herval. Essas unidades compartilham o compromisso de conectar a academia ao mercado, fortalecendo o ecossistema de inovação tanto em Minas Gerais quanto no Brasil.
Flávia Mendonça destacou a relevância da participação no evento, mencionando a oportunidade de acompanhar discussões estratégicas e participar de atividades focadas na transformação dos territórios e cidades por meio da inovação. “A diversidade dos temas abordados, como o papel dos ambientes de inovação e as estratégias para o desenvolvimento sustentável, proporcionaram insights significativos, especialmente para a conexão entre academia e setor produtivo no contexto universitário”, comentou.
Representando o Câmpus Paraíso, Leonilson de Herval compartilhou sua experiência ao apresentar o trabalho intitulado “A UFLA Paraíso e seu Caminho para Criação de um Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo: do Zero até o Parque Tecnológico em Dois Anos”, um dos selecionados para apresentação na Conferência Anprotec. O trabalho abordou a transformação do ambiente de inovação em São Sebastião do Paraíso, incluindo a criação de um parque tecnológico em apenas dois anos. O artigo, fruto da colaboração entre professores e estudantes, ressalta o protagonismo estudantil na pesquisa.
Apresentado em formato de painel digital, o trabalho gerou grande interesse entre profissionais de outros ambientes de inovação presentes no evento, que buscaram entender as estratégias por trás do progresso alcançado em tão pouco tempo. “Quando me perguntaram sobre o que fizemos para alcançar esse resultado, expliquei que o grande fator foi construir uma rede de colaboração, o famoso networking, que muitas vezes é subestimado. Esse networking nos permitiu perceber que temos o potencial para ser uma estrutura de parque tecnológico, mesmo ainda sendo embrionários”, explicou o professor.
O encontro abordou o papel do Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne) na melhoria da gestão de incubadoras e outros ambientes de inovação, como aceleradoras e hubs. Durante o evento, Gustavo Badaró representou a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da UFLA (Inbatec), que recebeu a recertificação Cerne nível 1, sendo reconhecida pela eficácia de suas práticas de gestão e sua contribuição no desenvolvimento das startups incubadas.
Juliana Paviani relatou que a participação na conferência foi uma experiência enriquecedora, trazendo importantes aprendizados para a gestão e o desenvolvimento estratégico da Diretoria de Parques Tecnológicos da UFLA. “A Conferência Anprotec 2024 reafirmou o papel transformador dos ambientes de inovação e mostrou como as interações estabelecidas nesses eventos impulsionam ações concretas para fortalecer a inovação e o desenvolvimento regional, missão que seguimos comprometidos a cumprir”, concluiu.