Ir direto para menu de acessibilidade.
Agenda institucional

Equipe de gestão participa de reuniões em Brasília para apresentação de projetos e demandas

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Sexta, 20 Dezembro 2024 09:07 | Última Atualização: Sexta, 20 Dezembro 2024 09:18
Gentileza solicitar descrição da imagem

Com agenda em Brasília de 10 a 13 de dezembro, o reitor da Universidade Federal de Lavras (UFLA) intensificou ações para captação de emendas parlamentares voltadas ao fortalecimento das atividades da Instituição, apresentação de projetos estratégicos e tratativas para avançar na construção e gestão do Hospital Universitário.

No dia 12/12, o reitor participou da cerimônia oficial de posse realizada no Conselho Nacional de Educação (CNE), promovida pelo Ministério da Educação (MEC). A solenidade reuniu 15 novos reitores e reitoras de instituições federais de ensino, reafirmando o compromisso com a autonomia universitária e o processo democrático de escolha de dirigentes acadêmicos. 

andifesA programação da semana incluiu a participação na 202ª Reunião Ordinária do Conselho Pleno da Andifes. A sessão de abertura (12/12) contou com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, que anunciou um investimento de R$1,2 bilhão no apoio à ciência e tecnologia com a expansão de recursos por meio de dois editais: do programa Proinfa e dos Centros Temáticos (foto Andifes).

Nessas atividade o professor Scolforo estava acompanhado do chefe de Gabinete, professor Alexandre Filordi de Carvalho.

Mais técnicos e cursos

Durante a semana, a agenda de reuniões no Ministério da Educação (MEC) teve dois focos prioritários: a necessidade de vagas para técnicos administrativos e a criação de novos cursos. Em reunião realizada com o secretário de Educação Superior, Alexandre Brasil, e com o secretário executivo do MEC, Leonardo Barchini, foi apresentado um documento com dados robustos que destacam a discrepância entre o quadro técnico da UFLA e o de outras universidades do País. A ampliação do quadro técnico é considerada estratégica para o crescimento sustentável da UFLA. “Mais técnicos significam não apenas suporte adequado às diversas demandas acadêmicas e administrativas, mas também a promoção de um ambiente de trabalho que valorize o equilíbrio e a qualidade de vida dos servidores, evitando sobrecargas”, pontuou o reitor. 

WhatsApp Image 2024 12 18 at 12.42.23 1Em busca de inovação e fortalecimento da formação acadêmica, reunião com a secretária de Planejamento e Orçamento do MEC, Ana Karina, e com o secretário executivo, Leonardo Barchini, abordou a criação de novos cursos na Universidade. As novas opções deverão incorporar tecnologias emergentes e formatos inovadores de ensino, tornando a UFLA um piloto no desenvolvimento de uma abordagem moderna e dinâmica na educação superior. Também foi destacado o compromisso do governo federal em oferecer bolsas integrais a estudantes de licenciatura, medida que vai incentivar a formação de professores, atendendo à crescente demanda por profissionais capacitados na área da educação. 

Emendas Parlamentares

Nas últimas semanas, a equipe de gestão da UFLA realizou uma série de reuniões com deputados estaduais e federais para discutir possibilidades de captação de emendas parlamentares para serem investidas na Instituição. Essas reuniões contaram com a participação do assessor estratégico de Parceria e Solução Integrada (AEPSI), professor Renato Fontes, e do superintendente de Gestão e Planejamento da Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (SGP/PROPLAG) Tomás Dias Sant'Ana. 

Entre as possibilidades discutidas, destacam-se as emendas individuais que poderão ser utilizadas para aquisição de equipamentos, realização de obras e compra de materiais. Parte dessas propostas são vinculadas à área da saúde, com o objetivo de reforçar as atividades do Ambulatório Médico de Especialidades (AME), mantido por meio de convênio com a Prefeitura Municipal de Lavras para oferecer atendimento em diversas especialidades à população local. 

Hospital Universitário 

WhatsApp Image 2024 12 18 at 12.42.23Para finalizar o ano, o reitor participou de mais uma reunião na Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) com o vice-presidente, Daniel Gomes Monteiro Beltrammi, avançando no planejamento da gestão do Hospital Universitário da UFLA (HU-UFLA). A reunião esteve pautada em três pilares fundamentais: adequação da infraestrutura física, reformulação do plano assistencial e alocação de profissionais. Agora mais robusto, o plano assistencial, vai contemplar um maior número de especialidades e recursos tecnológicos, o que ampliará o atendimento em média e alta complexidade na região. Um dos desafios mais importantes discutidos foi a alocação de pessoas qualificadas para compor o quadro funcional do hospital, que será gerido pela Ebserh. “O Hospital Universitário tem exigido muitas discussões internas com a comissão responsável, e também externa, incluindo apoiadores e reuniões frequentes na Ebserh. Temos sentido uma ótima receptividade às nossas reivindicações e 2025 será um ano de muitas ações”, considerou.  

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção