UFLA lança plataforma de autoavaliação de integridade pública
Já está disponível para consulta a Plataforma de Autoavaliação da Integridade Pública da Universidade Federal de Lavras (UFLA). A ferramenta apresenta informações sobre os níveis de maturidade das práticas de integridade na Instituição, permitindo que a comunidade acadêmica e a sociedade em geral acompanhem a evolução das ações e resultados.
A plataforma foi organizada pela Unidade de Gestão de Integridade (UGI) e está baseada no Modelo de Maturidade de Integridade da Controladoria Geral da União (CGU). O objetivo da iniciativa é avaliar e monitorar o grau de implementação das práticas essenciais de integridade, ética, transparência e prevenção à corrupção na Universidade.
Segundo a coordenadora da UGI, Fláiva Reis de Souza, a nova ferramenta busca promover a melhoria contínua na gestão de integridade da UFLA. "O recurso disponibiliza informações claras sobre o estágio atual das práticas de integridade implementadas na Instituição, e fortalece a transparência. Além disso, a plataforma contribui para a construção de uma cultura organizacional mais íntegra, permitindo a participação ativa de todos os stakeholders, como servidores, estudantes e a sociedade, em um processo de melhoria contínua da gestão pública", explica Flávia.
Sobre a estrutura da plataforma
O Modelo de Maturidade em Integridade Pública (MMIP) que embasa a estrutura da plataforma está dividido em cinco níveis: Inicial, Padronizado, Integrado, Gerenciado e Otimizado. Cada nível reflete o estágio de desenvolvimento das práticas de integridade na UFLA. A planilha detalha também o macro-processos-chave, seus objetivos, as ativididades essenciais de integridade para cada macro-processo, documentos comprombatórios, entre outros itens.
Acesse a Plataforma de Autoavaliação da Integridade Pública.