Ir direto para menu de acessibilidade.
SAÚDE MENTAL

Política Institucional de Saúde Mental da UFLA recebe contribuições até quarta-feira (8/1)

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Segunda, 06 Janeiro 2025 12:02 | Última Atualização: Segunda, 06 Janeiro 2025 12:03
Gentileza solicitar descrição da imagem

Nesta quarta-feira (8/1) encerra o prazo para contribuição da comunidade à Política Institucional de Saúde Mental da Universidade Federal de Lavras (UFLA). O documento estará aberto à análise, críticas e propostas.

Acesse o documento
Acesse o formulário para sugestões

Os trabalhos de proposição da política iniciaram-se em julho, e duas comissões, integradas por técnicos da Coordenadoria de Saúde e professores dos departamentos de Nutrição (DNU), Medicina (DME) e Educação Física (DEF), todos da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS), além de representantes discentes de graduação e de pós-graduação, dedicaram-se a elaborar a minuta do documento. Uma audiência pública realizada no dia 30/10 abriu o período de interação com a comunidade, e, desde então, o documento recebe contribuições.

Após a análise das contribuições, a comissão responsável consolidará a proposta da Política Institucional de Saúde Mental da UFLA para avaliação pelo Conselho Universitário (CUNI). O documento atual prevê a implementação de diferentes ações e diretrizes, entre elas, um programa de combate ao suicídio, a disponibilização de serviços gratuitos de saúde mental, o suporte a grupos de apoio, o incentivo à prática de hábitos saudáveis no câmpus e a criação de espaços de lazer. Todas essas diretrizes estão alinhadas à Política Nacional de Saúde Mental.

A coordenadora de Saúde da Prape, Thaís Emmanuelle Mesquita Hermes Faria, destaca a importância da participação da comunidade universitária na construção dessa política. "Essa contribuição não só fundamenta estratégias, conferindo um caráter inclusivo, mas também aprimora a efetividade da política, cujo foco é criar um ambiente de apoio e bem-estar que promova o desenvolvimento pessoal, amplie a qualidade de vida e fortaleça os cuidados e as ações de assistência já existentes”.

O apelo é endossado pelo pró-reitor de Apoio à Permanência Estudantil, Rossano Wagner de Lima Botelho. “Pedimos a todos que nos encaminhe sugestões, críticas ou os comentários que julgarem pertinentes. Precisamos do engajamento de todos para a formulação e implementação de uma Política Institucional tão importante como essa”, enfatiza.

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção