UFLA 2025/1: pela primeira vez, estudantes cotistas poderão utilizar CadÚnico para comprovação de renda
Com o início do processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025/1, os estudantes interessados em ingressar na Universidade Federal de Lavras (UFLA) devem ficar atentos aos prazos e à nova possibilidade para a comprovação de renda. A partir desta edição, os candidatos selecionados no grupo de cotas de baixa renda (LB-PPI, LB-Q, LB-PcD e LB-EP) poderão optar pela comprovação de renda por meio do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Essa é a primeira vez que a Universidade adota essa alternativa no processo de matrícula inicial, ampliando as opções para os candidatos.
Os candidatos poderão optar por uma das formas de comprovação de renda:
- Apresentação da Folha-resumo do CadÚnico, informando a renda familiar bruta mensal per capita, que deve ser igual ou inferior a um salário mínimo (conforme o item 1 do Anexo II do edital);
- Apresentação da documentação completa de comprovação de renda, conforme descrito nos itens 2 e 3 do Anexo II do edital.
Vale lembrar que as inscrições no Sisu poderão ser feitas entre os dias 17 e 21 de janeiro, e os candidatos aprovados em um dos 44 cursos de graduação da UFLA deverão realizar a matrícula entre os dias 27 e 31/1, de forma online. Todas as orientações estão descritas no documento Instruções Específicas para a Matrícula Inicial, disponível neste link.
Para a matrícula na UFLA, quem optar pelo CadÚnico deverá apresentar a Folha-resumo, documento que deverá estar assinado pelo responsável pelo núcleo familiar e pelo entrevistador/responsável pelo cadastramento, com o carimbo de identificação. As assinaturas e o carimbo serão dispensados se o documento for emitido diretamente da página do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), no endereço: https://cadunico.dataprev.gov.br/#/home.
O CadÚnico é um registro nacional criado pelo Governo Federal, atualizado e operacionalizado gratuitamente pelas prefeituras municipais. A inscrição da família é realizada no município em que o candidato reside, geralmente realizada no setor responsável pelo cadastramento do Programa Bolsa Família e do Programa Auxílio Brasil. Para mais informações sobre o CadÚnico, as famílias devem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da residência.
Se o candidato optar pelo CadÚnico, mas sua solicitação for indeferida, poderá, no âmbito do recurso, apresentar a documentação completa.