Ir direto para menu de acessibilidade.
Viticultura e enologia

Com reunião estratégica, UFLA avança na criação de setor e curso de Viticultura e Enologia

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Terça, 21 Janeiro 2025 10:26 | Última Atualização: Terça, 21 Janeiro 2025 10:43
Gentileza solicitar descrição da imagem

Na sexta-feira (18/1), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) promoveu uma reunião estratégica para discutir a criação do Comitê Técnico de Pesquisa e Inovação em Viticultura e Enologia (CTPIVE-UFLA), que prevê, entre as ações, um curso técnico de nível superior e de um setor específico na área. A iniciativa tem como objetivo consolidar a UFLA como referência nacional no segmento, promovendo avanços científicos, tecnológicos e acadêmicos voltados à produção de vinhos.

O encontro, realizado no Salão dos Conselhos da Universidade, teve a participação do vice-reitor, professor Antônio Jackson Barbosa, e a mediação do pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFLA, professor Luíz Roberto Batista, responsável pela proposta. Contou com a participação de membros da Associação dos Produtores de Vinhos de Inverno (Anprovin) e Embrapa, ambas instituições parceiras, além de representantes das prefeituras de Lavras e Ijaci. Também estiveram presentes professores da UFLA que contribuíram para a formulação do projeto e fazem parte do comitê técnico, representantes da Diretoria de Inovação, Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e da Assessoria Estratégica de Parceria e Solução Integrada (AEPSI).  

IMG 9076De acordo com o professor Luís Roberto, a criação do setor e do comitê técnico está alinhada às demandas crescentes do mercado de vinhos no Sul de Minas Gerais e no Brasil. “A ideia é estabelecer uma estrutura que conecte academia, mercado e governo, promovendo soluções inovadoras e sustentáveis para fortalecer a competitividade regional”, explicou. Além disso, o projeto traz benefícios estratégicos para a UFLA, como o fortalecimento de seu papel como agente de inovação, o aumento na captação de recursos para projetos de pesquisa, a ampliação de oportunidades de publicações científicas e parcerias internacionais, e a inserção de estudantes em projetos práticos e relevantes que atendam às demandas da sociedade.

Além da estruturação do setor, foi discutida a formalização de protocolos de intenções com instituições parceiras, como a Embrapa, a Epamig e a Anprovin, com foco no desenvolvimento de pesquisas e na capacitação de profissionais para a viticultura e enologia. A técnica da dupla poda, que viabiliza a produção de vinhos de inverno, também foi destacada como um diferencial regional que potencializa a qualidade e a competitividade dos vinhos mineiros.

A proposta reforça o compromisso da UFLA com a inovação, a sustentabilidade e o desenvolvimento regional, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e às tendências do setor vitivinícola global.

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção