Ir direto para menu de acessibilidade.
acesso ao ensino superior

Sisu impulsiona inclusão nas universidades públicas - Confira matéria do MEC

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Terça, 21 Janeiro 2025 18:18 | Última Atualização: Terça, 21 Janeiro 2025 18:31
Gentileza solicitar descrição da imagem

Criado há 15 anos, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), gerido pelo Ministério da Educação (MEC), tem desempenhado um papel central no fortalecimento das instituições públicas de ensino superior e na ampliação do acesso à educação de qualidade. Só em 2025, o Sisu oferece 261.779 vagas para 6.851 cursos de graduação em 124 instituições de todas as regiões do país. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas até às 23h59 desta terça-feira (21/1). 

Por meio de uma plataforma que conecta estudantes às universidades, o Sisu fortalece não apenas a inclusão social, mas também a diversificação do corpo discente e a otimização do preenchimento de vagas. O sistema ainda torna o processo de seleção mais prático para as instituições ao reduzir custos.

Em notícia publicada nesta terça-feira (21/1), no site do MEC, o reitor da UFLA apresentou o impacto do Sisu para a Instituição. “O Sisu desempenha um papel fundamental na democratização do acesso ao ensino superior, permitindo que universidades do interior, como a Ufla, recebam estudantes de diversas partes do país. Esse processo amplia a diversidade cultural e acadêmica em nossas instituições, fortalecendo a formação de profissionais qualificados que contribuem diretamente para o desenvolvimento regional e nacional. É uma iniciativa que transforma vidas e gera impacto positivo em todas as esferas da sociedade”, aponta.

Confira a matéria completa neste link

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria de Educação Superior (Sesu)

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção