Câmpus Paraíso da UFLA acolhe calouros e celebra sua primeira formatura
O processo de criação e consolidação de um câmpus fora de sede é repleto de desafios. Com base na ideia de que o progresso é uma das melhores formas de motivação, o Câmpus Paraíso da Universidade Federal de Lavras (UFLA) tem fortalecido suas bases para sustentar sua trajetória. No dia 21 de março, o Câmpus Paraíso celebrou dois momentos marcantes: a recepção dos novos calouros do semestre letivo 2025/1 e a formatura da primeira estudante do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Inovação, Ciência e Tecnologia (BICT), Isadora Bernardo Rezende.
A cerimônia de colação de grau foi realizada no teatro da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso (Acissp), com a presença do vice-reitor da UFLA, professor Jackson Antonio Barbosa; do diretor do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (Ictin - Câmpus Paraíso), professor Fernando Ferrari Alves; do vice-diretor do Ictin/UFLA, professor Leonilson Kiyoshi Sato de Herval; da coordenadora do curso de graduação em Bacharelado Interdisciplinar em Inovação, Ciência e Tecnologia, professora Ana Cláudia Festucci de Herval; da pró-reitora de Graduação, professora Miriam Graziano; do pró-reitor de Extensão, Cultura e Esporte, professor Carlos Volpato; do pró-reitor de Apoio à Permanência Estudantil, professor Rossano Botelho; além de docentes, servidores homenageados e representantes da comunidade universitária.
O vice-reitor da UFLA, professor Jackson Barbosa, destacou a simbologia do momento como um marco na trajetória institucional da Universidade. Com a formação da primeira turma e o início de três cursos de segundo ciclo, o Câmpus Paraíso projeta novos passos, com foco na consolidação de seu papel estratégico como polo regional de ensino, pesquisa, inovação e extensão. Em sua fala, enfatizou que a excelência do câmpus se constrói diariamente — com dedicação, esforço coletivo e disposição para evoluir, sempre com foco no desenvolvimento humano e na melhoria das condições de vida da sociedade.
“O que vivemos é um marco na vida dessa senhora de 117 anos que é a UFLA: a formação da primeira estudante de um curso fora da sede. A caminhada até aqui foi repleta de desafios, agravados pelo contexto da pandemia e pela estrutura ainda em desenvolvimento. Mas foi também um percurso de comprometimento e avanços importantes”, afirmou o diretor Fernando Ferrari, que ressaltou o trabalho de toda a comunidade acadêmica como fator essencial para que o câmpus mantivesse seu propósito: formar profissionais capazes de transformar a realidade da região.
A formanda Isadora Resende, primeira aluna a concluir o BICT no Câmpus Paraíso, destacou a honra de protagonizar esse momento histórico. Ela afirmou que essa conquista exigiu dedicação aos estudos e coragem para desbravar caminhos, mas também reforçou a crença na educação, como meio capaz de preparar profissionais éticos, íntegros e responsáveis. “Ser a primeira a trilhar esse caminho apresenta muitos desafios, mas também me permite abrir portas para aqueles que virão depois de mim”, disse. Com um discurso marcado pela emoção e pelo reconhecimento, Isadora agradeceu aos pais, professores e servidores da UFLA Paraíso. “Cada dificuldade enfrentada foi uma oportunidade de aprendizado, e cada conquista foi celebrada com muito esforço. A UFLA me deu asas, e tenho a convicção de que agora posso voar bem mais longe”, pontuou.
Recepção de calouros
A programação da semana também foi marcada pelo acolhimento de cerca de 80 estudantes ingressantes no primeiro semestre letivo de 2025, oriundos do Processo de Avaliação Seriada (PAS) e do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Durante a semana de recepção, os calouros participaram de atividades de integração e de orientações acadêmicas. No dia 21, a programação incluiu as boas-vindas do vice-reitor da UFLA, professor Jackson Barbosa, e dos pró-reitores Miriam Graziano (Graduação), Carlos Volpato (Extensão, Cultura e Esporte) e Rossano Botelho (Apoio à Permanência Estudantil), que apresentaram as ações e políticas institucionais voltadas à formação de excelência e à permanência estudantil.
Clique para acessar o álbum da recepção de calouros
Clique para acessar o álbum da Formatura do BICT