Participe da consulta pública sobre o Plano de Dados Abertos da UFLA 2025-2027
Nesta segunda-feira (28/4), inicia uma nova edição da Consulta Pública sobre o Plano de Dados Abertos da Universidade Federal de Lavras (UFLA), referente ao período 2025–2027.O objetivo é definir prioridades para a abertura de novas bases de dados, promovendo a governança da informação por meio da participação social.
A consulta pública permite a manifestação de integrantes da comunidade acadêmica e de cidadãos sem vínculos diretos com a Universidade, quanto aos conjuntos de dados considerados mais relevantes para abertura, em termos sociais e institucionais.
O Plano de Dados Abertos (PDA) é o instrumento que orienta a implantação, a racionalização e a promoção da abertura de dados públicos da UFLA, assegurando padrões de qualidade, acessibilidade e transparência na disponibilização de informações à sociedade.
Três características definem o conceito de dados abertos: a apresentação em estado bruto; a possibilidade de processamento desses dados (formação de agrupamentos, aplicação de filtros etc) e sua apresentação em um formato intercambiável, isto é, que permita o cruzamento com outros dados.
Alinhamento estratégico
A elaboração do PDA 2025–2027 está alinhada à Estratégia Federal de Governo Digital (EFGD), instituída pelo Decreto nº 12.198/2024, que estabelece diretrizes e metas para a transformação digital da administração pública. A estratégia prevê o fortalecimento da governança de dados e a adoção de políticas de transparência ativa, pilares que orientam a atuação da UFLA no tema.
Além disso, a UFLA participa de projeto-piloto com o Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) para integração com o Catálogo Nacional de Dados (CND), contribuindo com o avanço da Infraestrutura Nacional de Dados e o compartilhamento de informações públicas em âmbito federal.