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UFLA alcança maior taxa de ocupação da década no ingresso 2025/1

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Terça, 29 Abril 2025 08:15 | Última Atualização: Terça, 29 Abril 2025 11:03
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A Universidade Federal de Lavras (UFLA) registrou, no primeiro semestre letivo de 2025, o maior percentual de ocupação de vagas iniciais dos últimos dez anos. Foram 1.378 estudantes matriculados, o que corresponde a uma taxa de 96% de preenchimento das vagas iniciais ofertadas. Desde o ingresso de 2014/1, a Instituição não alcançava números tão expressivos. No câmpus Paraíso, a taxa de ocupação foi a maior de sua história, com 97,78%. Nos dois câmpus, o desempenho positivo foi observado tanto no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) quanto no Processo de Avaliação Seriada (PAS/UFLA).

Superando um cenário desafiador

Nos últimos anos, a queda na procura por vagas no ensino superior foi uma realidade enfrentada por universidades em todo o mundo, impulsionada por fatores como a pandemia de Covid-19 e mudanças geracionais. No âmbito nacional, a retração econômica e a diminuição das inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também foram fatores que contribuíram para esse cenário, incluindo a UFLA como instituição impactada.

Entretanto, a partir de 2024, foram adotadas medidas estratégicas para reverter essa tendência. Destacada como prioridade, o reitor, professor José Roberto Scolforo, solicitou a estruturação de um plano de ação robusto para fortalecer a atração e permanência dos estudantes. O foco esteve na ampliação das formas de ingresso, na otimização dos processos internos, na comunicação ampla das oportunidades de acesso, na priorização das políticas de permanência estudantil e na elaboração de propostas acadêmicas mais atrativas para o público jovem.

“Embora conhecêssemos os fatores externos que impactam a procura, entendemos que era necessário agir com planejamento e agilidade para reverter esse quadro. Quando os fatores externos nos desafiam, é preciso ainda mais esforço, criatividade e engajamento de todos. O fortalecimento da nossa base estudantil se tornou uma prioridade”, afirma o reitor.

Entre as ações implementadas, destacam-se:

  • Inovação na DRCA: o Registro e Controle Acadêmico da UFLA tornou o processo de matrícula mais simples, ampliando o acesso às informações e promovendo um atendimento qualificado e próximo aos candidatos aprovados. Entre as principais mudanças, destaca-se o fim da exigência de autenticação de documentos em cartório, em conformidade com a legislação vigente. 
  • Esforço conjunto da Prograd e da Prape: a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) realizou importantes alterações nos fluxos de processos, aumentando a eficiência e reduzindo prazos, mesmo com equipe reduzida. Em articulação com a Pró-Reitoria de Apoio à Permanência Estudantil (Prape), promoveu a integração entre as ações de atração e as políticas de permanência, reforçando a mensagem de que o ensino superior é uma realidade possível e acessível para todos.
  • Projeto UFLA nas Escolas: com o objetivo de aproximar a Universidade dos estudantes do ensino médio, o projeto leva informações detalhadas sobre cursos, formas de ingresso e programas de apoio diretamente às escolas de Lavras e região. 
  • Apoio na matrícula: suporte presencial e remoto aos candidatos aprovados em processos seletivos que ingressaram por meio de vagas reservadas (cotas).
  • Criação do Processo Seletivo Simplificado: embora não tenha impacto nas matrículas 2025/1, a nova forma de ingresso amplia o uso do Enem para resultados de edições anteriores, com a democratização do acesso e o preenchimento de vagas ao longo do ano letivo. O PSS teve impacto relevante no preenchimento das vagas ofertadas em 2024/2 e há previsão para se repetir em 2025/2.
  • Fortalecimento da comunicação: campanhas específicas para divulgação do PAS e do SiSU, além de ações de acolhimento e permanência estudantil, foram intensificadas, alcançando um público mais amplo.

O diretor de Registro e Controle Acadêmico (DRCA), Marcos Otávio de Oliveira Santos, ressalta que o empenho das equipes da DRCA e da Coordenadoria de Processos Seletivos (Cops) e a parceria com as unidades acadêmicas no processo de matrícula foram fundamentais para o alcance desses resultados. Para a pró-reitora de Graduação, professora Miriam Graciano, o planejamento e engajamento nessa meta considerou a ideia de que o acesso ao ensino superior de qualidade precisa ser democratizado, acolhedor e conectado às expectativas da sociedade. 

Destaque para o Câmpus Paraíso

paraíso recepçãoO resultado do câmpus da UFLA em São Sebastião do Paraíso, com taxa de ocupação de 97,78%, reforça seu caráter inovador e o processo de consolidação de sua trajetória. O Câmpus Paraíso tem se destacado pelo modelo acadêmico inovador de sua proposta, com forte ênfase na interdisciplinaridade, flexibilidade e desenvolvimento tecnológico. O Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICTIN) trabalha com projetos voltados para áreas estratégicas, oferecendo, no primeiro ciclo, o Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) e, no segundo ciclo, as engenharias de Software, Elétrica e de Produção. Em sua primeira avaliação, o BICT foi reconhecido como formação de excelência pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), com a nota máxima. 

Compromisso com a permanência e a inovação

Além de fortalecer a entrada de novos estudantes, a UFLA mantém como prioridade a permanência estudantil, com investimentos em programas de assistência e acolhimento. Está sendo proposta a Política Institucional de Saúde Mental da Universidade e também teve início o Programa Acolher, uma iniciativa voltada à capacitação de coordenadores de curso e técnicos das unidades acadêmicas, com o intuito de fortalecer as ações de acolhimento estudantil e a promoção da saúde mental no ambiente universitário. O Restaurante Universitário também passou a operar com preços reduzidos e gratuidade aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. 

O plano estratégico de médio prazo inclui também estudos para diversificar ainda mais a oferta de cursos e formatos, mantendo a Universidade conectada às transformações sociais e tecnológicas. Entre as possibilidades em análise, estão a concretização de novas graduações voltadas a áreas emergentes, a ampliação de currículos interdisciplinares e a oferta de percursos formativos mais flexíveis, capazes de atender às demandas de um mercado de trabalho em constante evolução.

Vale considerar ainda que o número de estudantes matriculados tem impacto direto no orçamento da Universidade. O cálculo da matriz orçamentária das instituições federais considera, entre outros fatores, o número de ingressantes. Dessa forma, o bom desempenho no preenchimento das vagas contribui para a ampliação dos recursos destinados à UFLA, fortalecendo ainda mais sua capacidade de investimento em ensino, pesquisa, extensão e infraestrutura.

“O desempenho positivo reforça a UFLA como uma instituição em movimento, que valoriza sua tradição, mas que também se reinventa para construir o futuro. Precisamos considerar que houve mudanças no perfil e nas expectativas das novas gerações em relação ao ensino superior. Hoje, muitos jovens buscam trajetórias de formação mais flexíveis, voltadas ao desenvolvimento de habilidades práticas e alinhadas às dinâmicas do mercado de trabalho contemporâneo. Esse novo cenário exige das universidades a capacidade de inovar em seus modelos acadêmicos, diversificar suas ofertas e fortalecer a conexão com as transformações sociais e tecnológicas”, pontua o reitor.

 

 
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