Esal celebra aniversário de 5 anos como Unidade Acadêmica
A Escola de Ciências Agrárias de Lavras, unidade acadêmica da Universidade Federal de Lavras (Esal/UFLA), comemora cinco anos de existência esta semana. A programação iniciou na quarta-feira (21/5), com a solenidade de abertura, e segue até domingo (25/5), com atividades para proporcionar momentos de reflexão e de integração entre docentes, técnicos administrativos, estudantes e demais convidados.
Na cerimônia de abertura, foram lembrados os desafios para a criação da Unidade Acadêmica. “Iniciamos a implantação de uma estrutura até então inédita para a nossa universidade em 2020, exatamente no momento em que surgia a pandemia de Covid-19. Então, vários processos tiveram que ser conduzidos de forma remota”, relatou o diretor da Unidade Acadêmica, professor Moacir de Souza Dias Júnior.
Também foram compartilhados com o público vários avanços registrados na organização da Esal e suas principais estruturas administrativas. “Estamos aqui para celebrar a Esal do presente, sem esquecer do passado e visando o futuro”, sintetizou a vice-diretora da Esal e organizadora do evento, professora Maria Emília de Souza Gomes
A Esal surgiu como parte do processo de reestruturação organizacional da UFLA iniciado em 2020, após anos de estudos e planejamento. A Unidade Acadêmica abarca a Coordenadoria de Secretaria Integrada (SI), responsável pela gestão acadêmica dos cursos de graduação e pós-graduação, e a Coordenadoria de Gestão Estratégica (CGE), responsável pelas atividades operacionais, administrativas e estratégicas da Esal
O modelo organizacional adotado pela UFLA em 2020 tem foco na descentralização de decisões e culminou com a criação de nove unidades acadêmicas, organizadas em faculdades, escolas e institutos, congregando os diferentes grupos de departamentos, cursos de graduação e programas de pós-graduação.
“Muitos imaginaram que a criação das unidades acadêmicas seria um novo degrau burocrático, mas elas conquistaram autonomia em termos acadêmicos e administrativos”, afirmou o pró-reitor de Pós-Graduação, Adriano Bruzi, presente na solenidade como representante da Reitoria. Bruzi também faz parte do corpo docente da Esal e expressou seu sentimento de participar desse momento comemorativo. “Sinto muito orgulho de fazer parte dessa história e de participar desse momento de grande júbilo”.
Integração
“Este evento mostrou a integração da Esal. Não foi simples organizá-lo, mas com muita dedicação e carinho conseguimos”, afirmou a coordenadora de Gestão Estratégica, Lígia Amaral Magalhães. Como exemplo dessa integração, Lígia mencionou o coffee break do primeiro dia do evento.
Diante das restrições orçamentárias, o Centro de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologia (CDTT) e o Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA), ambos vinculados à Esal, uniram-se para viabilizar os petiscos. Plantios de batata-doce realizados no CDTT com finalidade de pesquisa forneceram o alimento que serviu de base para a elaboração de uma variedade saborosa e nutritiva de quitutes servidos no intervalo do evento.
No primeiro dia do evento, também houve o sorteio de vários brindes, muitos deles montados com produtos de entidades acadêmicas vinculadas à Esal, como cestas de alimentos plantados no CDTT e cafés especiais da Cafesal.
Programação
Antes da abertura oficial das comemorações, estudantes do Departamento de Ciência dos Alimentos (DCA) também realizaram uma ação para marcar o aniversário de cinco anos da Esal. No dia 15/5, ocorreu o “DCA de portas abertas para a comunidade”, organizado pelos participantes do Programa de Educação Tutorial (PET) e do Projeto Alimentando Conhecimentos.
Na quinta-feira (22/5), a Avenida Central da UFLA foi palco de uma grande feira, que contou com a tradicional banca de hortaliças Pegue e Pague, estandes de núcleos de estudos e outras entidades vinculadas à Unidade Acadêmica, além de apresentações musicais.
A programação segue até domingo, com o evento comemorativo de aniversário, que será realizado no Ciuni nesta sexta-feira, e a Cross Farm Games, uma competição que combina a intensidade do Cross training com a essência da vida na fazenda.
Clique na foto abaixo para acessar a galeria de fotos