UFLA realiza primeiras oficinas do Programa Acolher e fortalece apoio à saúde mental dos estudantes
A Pró-Reitoria de Apoio à Permanência Estudantil da Universidade Federal de Lavras (Prape/UFLA) realizou, neste mês, as primeiras oficinas do Programa Acolher. Nas capacitações de maio, os participantes foram os coordenadores de curso e técnicos das secretarias integradas do Instituto de Ciências Naturais (ICN/UFLA) e da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS/UFLA).
O programa tem como foco ações de acolhimento estudantil e a promoção da saúde mental no ambiente universitário, além de fortalecer a comunicação e a colaboração entre unidades acadêmicas e a Prape/UFLA. “Buscamos capacitar servidores para identificar sinais de sofrimento mental e outras dificuldades acadêmicas, com foco no desenvolvimento de habilidades que promovam um melhor acolhimento aos estudantes, contribuindo para a permanência, a saúde mental e o bem-estar do nosso corpo discente”, explica um dos palestrantes e psicólogo do Núcleo de Saúde Mental (NSM) da Prape/UFLA, João Maurício de Pádua Souza.
Os próximos encontros ocorrerão nas seguintes datas, para as seguintes unidades acadêmicas:
3/6 - Escola de Ciências Agrárias de Lavras (Esal)
4/6 - Escola de Engenharia (EEng)
5/6 - Instituto de Ciência,Tecnologia e Inovação (Ictin - Câmpus Paraíso)
10/6 - Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras (Faelch)
Além do psicólogo João Maurício, ministraram as oficinas o pró-reitor de Apoio à Permanência Estudantil, Rossano Wagner de Lima Botelho; o coordenador de Apoio Estudantil da Prape/UFLA, Vinícius Batista Gonçalves; a coordenadora de Saúde da Prape/UFLA, Thais Emmanuelle Mesquita Hermes Faria; e o psicólogo do NSM/UFLA ,Pedro Baratti Lima.


