UFLA reforça compromisso com a sustentabilidade na Semana do Meio Ambiente 2025
“A UFLA não apenas preservou suas áreas verdes, mas também ampliou suas áreas de preservação ambiental nos últimos anos. É um exemplo de que é possível conciliar desenvolvimento acadêmico e conservação.” A fala do reitor em exercício da Universidade Federal de Lavras (UFLA), professor Jackson Barbosa, marcou a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente 2025, realizada no dia 2 de junho, no teatro de arena do Centro de Cultura, no Câmpus Histórico da Universidade. A cerimônia contou com a presença da prefeita de Lavras, Jussara Menicucci, além de secretários, parlamentares, representantes das instituições parceiras, professores e estudantes
Reconhecida nacional e internacionalmente como uma ecoUniversidade, a UFLA participa da programação em parceria com a Prefeitura Municipal de Lavras e diversas instituições locais. A agenda conjunta segue até o dia 8 de junho, com ações educativas, acadêmicas e culturais.
Durante a cerimônia de abertura, o reitor em exercício destacou o avanço histórico da Universidade na conservação ambiental: “Há 117 anos, ocupávamos oito hectares, com 20 hectares de florestas. Hoje, o Câmpus Lavras ocupa 473 hectares, dos quais 90 são áreas de floresta preservada. Esse crescimento veio acompanhado de um compromisso real com o meio ambiente, o que nos destaca como uma universidade.” Ele enfatizou, ainda, a importância de fortalecer o trabalho conjunto entre as instituições locais em defesa da sustentabilidade.
A prefeita de Lavras, Jussara Menicucci, ressaltou o simbolismo de realizar o evento no câmpus histórico da Universidade, um espaço de memória e transformação. “Estarmos reunidos neste local, onde se formaram tantas lideranças e é um marco para o desenvolvimento sustentável de Lavras. Ao longo dos anos, a parceria com a UFLA tem nos ajudado a tomar decisões mais seguras, com base técnica e respeito ao meio ambiente”, disse.
Jussara reforçou ainda o sonho de transformar Lavras em um município com política de lixo zero, destacando a intenção de lançar um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para atrair projetos sustentáveis com apoio técnico da Universidade. Para ela, o combate ao descarte irregular e a educação ambiental devem caminhar juntos: “Todos nós temos responsabilidade sobre o ambiente em que vivemos. Precisamos educar as novas gerações e repensar nossas práticas.”
Já o diretor de Meio Ambiente da UFLA, professor Gilberto Coelho, chamou a atenção para o tema global da Semana do Meio Ambiente 2025 — a eliminação da poluição plástica — e fez um alerta sobre a gravidade do problema. Ele lembrou que cerca de 400 milhões de toneladas de plástico são produzidas anualmente, e apenas 10% são recicladas. “Um caminhão de plástico é lançado nos oceanos todos os dias. O microplástico está nas florestas, nos oceanos e até no nosso sangue. É um problema urgente e que exige ação coletiva.”
Exposições no Câmpus Histórico
De 2 a 3/6, cerca de 600 crianças de escolas públicas e privadas visitaram as exposições no Câmpus Histórico, organizadas com o apoio de instituições parceiras e setores relacionados à gestão do meio ambiente na Universidade, com a abordagem de temas como biodiversidade, responsabilidade ambiental e sustentabilidade. A programação contou com visitas guiadas no Museu Bi-Moreira (MBM) e Museu de História Natural (MHN).
Destaque para a exposição “Aves: um apelo à vida”, aberta ao público no Centro de Cultura da UFLA, até o dia 18 de junho. Com a curadoria do professor aposentado Silvério Coelho, a exposição reúne quadros em aquarela acompanhados por narrativas educativas sobre a importância das aves para o equilíbrio ecológico. Também fazem parte da mostra armadilhas reais utilizadas no tráfico de animais silvestres, apreendidas pela Polícia Militar de Meio Ambiente. A proposta é oferecer uma experiência imersiva que provoque reflexões mais amplas sobre a responsabilidade socioambiental. A visitação é gratuita, das 8h às 16h30.
A Semana do Meio Ambiente 2025 segue com atividades abertas ao público, como trilhas ecológicas, exposições, oficinas, palestras, apresentações culturais e ações educativas voltadas à preservação dos recursos naturais, com foco na mobilização coletiva por um futuro mais sustentável.
Além da UFLA e da Prefeitura de Lavras, participam da programação as seguintes instituições: 6ª Companhia de Polícia Militar de Meio Ambiente de Lavras, Corpo de Bombeiros, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Parque Ecológico Quedas do Rio Bonito, Central de Tratamento de Resíduos de Minas Gerais (CTR), Consórcio Regional de Saneamento Básico (Consane), Agência Regional de Proteção Ambiental da Bacia do Rio Grande (Arpa), Associação dos catadores de materiais recicláveis de Lavras (Acamar), Aliança Energia, Verde Cine, Copasa e Cemig.
Na UFLA, a programação é organizada pela Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura - Coordenadoria de Extensão (Proeec) e Diretoria de Meio Ambiente (DMA).
- Atividades e exposições na Praça Dr. Augusto Silva, nesta quinta-feira (5/5), das 9h às 14 horas
- Projeto plantando o futuro! Plantio de árvores na avenida Norte, em frente ao Almoxarifado, às 13h30.
- Participe da Caminhada Ecológica - sábado - 7/6, com concentração no prédio das Pró-Reitorias, às 9 horas.
Clique e confira a programação completa