DGTI esclarece sobre espaço de armazenamento no Google Workspace
A Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI) informa à comunidade universitária que o espaço de armazenamento do Google Workspace institucional encontra-se momentaneamente limitado, ocasionando mensagens automáticas como: “A organização ‘Universidade Federal de Lavras’ usou todo o armazenamento do Google”.
Esse cenário decorre do processo de transição contratual do serviço. A UFLA firmou novo contrato com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) para continuidade da suíte Google Workspace for Education Plus (GWfE+). A ordem de serviço foi emitida na semana passada, e a transferência técnica do ambiente administrativo foi concluída no dia 10 de junho.
No contrato anterior, a UFLA contava com 525 TB de espaço de armazenamento no Google Drive. Com a renovação, esse limite passou para 540 TB, o que seria plenamente suficiente para acomodar a atual demanda institucional, que é de aproximadamente 352,5 TB.
Entretanto, por falha da RNP e do novo parceiro, as licenças contratadas ainda não foram ativadas, o que fez com que o sistema retornasse temporariamente ao limite padrão do Google para instituições: 113 TB. Esse limite reduzido está provocando transtornos aos usuários, como interrupções no envio de e-mails, sincronização de arquivos e uso de ferramentas colaborativas.
A DGTI já registrou chamado técnico e está em contato direto com a RNP, cobrando a ativação urgente das licenças e a liberação do espaço de armazenamento contratado. Em resposta, a RNP informou estar enfrentando uma situação atípica no processo de transferência das licenças no console do Google. Informa ainda que está sendo dada máxima urgência à situação para que seja resolvida com a maior brevidade possível.
Enquanto isso, a DGTI solicita que a comunidade evite, temporariamente, o envio ou armazenamento de arquivos de grande volume, até a normalização dos serviços.


