Prape realiza palestra para participantes do Programa Bolsa Calouro
A Pró-Reitoria de Apoio à Permanência Estudantil (Prape), em colaboração com a professora Julia Moretto Amancio, realizou uma palestra voltada aos discentes participantes do Programa Bolsa Calouro (Pro-Calouro), com o tema "Democracia e o papel das representações estudantis". A atividade abordou a importância da participação ativa dos estudantes nos espaços decisórios da Universidade, como centros acadêmicos, Diretório Central dos Estudantes (DCE) e conselhos superiores.
O encontro também contou com relatos dos estudantes vinculados ao Observatório de Políticas Públicas, que compartilharam experiências sobre engajamento estudantil e construção coletiva na UFLA.
O Pro-Calouro, oficialmente chamado de Programa de Bolsa de Vivência Acadêmica para Calouros, integra o Programa Institucional de Bolsas da UFLA (PIB/UFLA) e tem como objetivo oferecer apoio financeiro temporário a estudantes ingressantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, contribuindo para a redução da evasão e para a permanência estudantil. Além do auxílio financeiro, o Programa visa integrar os calouros à vida universitária, por meio de atividades acadêmicas extraclasse, orientar os estudantes quanto ao funcionamento da UFLA, envolvendo rotinas administrativas, ensino, pesquisa e extensão e prepará-los para futuras oportunidades em outras modalidades de bolsas institucionais.
Para o coordenador de Apoio Estudantil da Prape, Vinícius Batista Gonçalves, investir na vivência universitária desde o início é uma forma de construir um futuro mais participativo, crítico e transformador dentro e fora da universidade.


