Saltar para o conteúdo principal
Ir direto para menu de acessibilidade.
Homenagem

Professor da UFLA é homenageado pelo Governo de Minas com a Medalha Ministro Alysson Paolinelli

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Segunda, 30 Junho 2025 11:24 | Última Atualização: Segunda, 30 Junho 2025 14:37

O professor Luís Roberto Batista, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), foi homenageado com a Medalha Ministro Alysson Paolinelli, concedida pelo Governo de Minas Gerais a personalidades e instituições que prestaram relevantes serviços ao setor agropecuário. A solenidade de entrega foi realizada nesse domingo (29/6), no município de Bambuí, no Centro-Oeste mineiro — cidade natal do ex-ministro que dá nome à honraria.

Único representante da categoria “Pesquisadores e profissionais das diversas ciências que impactam resultados e ações positivas para a agropecuária” na edição de 2025, o professor Luís Roberto é docente do Departamento de Ciências dos Alimentos, da Escola de Ciências Agrárias de Lavras - Esal/UFLA e pró-reitor de Pesquisa e Inovação da Universidade. Sua atuação tem contribuído para o avanço científico e tecnológico no campo agropecuário, com impactos relevantes na promoção do desenvolvimento sustentável.

WhatsApp Image 2025 06 30 at 09.59.52 3A Medalha Ministro Alysson Paolinelli foi instituída por meio da Lei 24.582/2023 e regulamentada pelo Decreto nº 48.859/2023. A homenagem contempla dez categorias e é concedida anualmente, sempre no dia 29 de junho — data do falecimento de Alysson Paolinelli, em 2023. Os agraciados são escolhidos pelo Conselho Permanente da Medalha, com base em listas tríplices elaboradas para cada categoria. A cerimônia de entrega da medalha ocorre de forma itinerante, em cidades com importância estratégica para a agropecuária mineira ou com ligação direta à trajetória do ex-ministro. Neste ano, a escolha do município de Bambuí reforça a ligação histórica de Alysson Paolinelli com a região. Na cerimônia, a medalha foi entregue pelo secretário de agricultura do Estado, Thales Almeida Pereira Fernandes. 

WhatsApp Image 2025 06 30 at 09.59.52 1Durante a solenidade, o professor Luís Roberto Batista agradeceu pela honraria e destacou a relevância da Medalha Ministro Alysson Paolinelli como símbolo de valorização da ciência e do patrimônio agroalimentar mineiro. Em seu pronunciamento, ressaltou que a distinção representa não apenas um reconhecimento individual, mas também coletivo, envolvendo produtores, estudantes, pesquisadores e profissionais dedicados à valorização do Queijo Minas Artesanal. “Receber essa medalha é uma honra de inestimável valor, especialmente por trazer o nome de um dos mais notáveis defensores da agricultura brasileira e ex-professor da UFLA. É também o reconhecimento de um trabalho voltado à salvaguarda dos Modos de Fazer o Queijo Minas Artesanal, recentemente declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO”, afirmou. O professor reiterou ainda seu compromisso com a pesquisa científica, a inovação e a preservação das tradições culturais mineiras.

Sobre o pesquisador

WhatsApp Image 2025 06 30 at 09.59.53 2Com trajetória marcada pela dedicação à pesquisa e à formação de recursos humanos na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, o professor Luís Roberto Batista é graduado em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, possui mestrado e doutorado em Ciências dos Alimentos pela UFLA, além de pós-doutorado no Institute of Food Safety (Wageningen University, Holanda). Tem atuação destacada em temas como micotoxinas, microbiologia de alimentos e segurança alimentar, liderando grupos de pesquisa e contribuindo com instituições nacionais e internacionais. Também se destaca por pesquisas voltadas à valorização e segurança do Queijo Minas Artesanal, integrando o Coletivo da Salvaguarda dos Modos de Fazer esse patrimônio cultural, em parceria com o Iphan-MG. Fundador e curador da Coleção de Cultura de Microrganismos da UFLA, participa ativamente de conselhos, comissões técnicas e sociedades científicas, refletindo o reconhecimento de sua expertise no Brasil e na América Latina.

Alysson Paolinelli: legado e vínculo com a UFLA

WhatsApp Image 2025 06 30 at 09.59.52Alysson Paolinelli nasceu em Bambuí (MG) e iniciou sua trajetória acadêmica em Lavras, onde cursou o ensino médio no Instituto Presbiteriano Gammon e se formou engenheiro agrônomo pela ESAL (atual UFLA) em 1959. Foi professor, diretor da ESAL (1966–1971) e recebeu da Universidade os títulos de Doutor Honoris Causa e Professor Emérito. Como ministro da Agricultura (1974–1979), teve papel decisivo na modernização da agropecuária brasileira, com destaque para a criação da Embrapa e a expansão produtiva do Cerrado. Pelo impacto de sua atuação, foi agraciado com o World Food Prize (2006) e indicado ao Prêmio Nobel da Paz (2021).

Fotos: Comunicação Seapa MG

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção