Ir direto para menu de acessibilidade.
Aprovação

Projeto da UFLA aprovado pela Fapemig vai fortalecer a Fazenda Muquém como referência em inovação agrícola e florestal

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Quarta, 02 Julho 2025 14:27 | Última Atualização: Segunda, 07 Julho 2025 13:36
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi contemplada com recursos da ordem de R$5,3 milhões em edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). O objetivo é fortalecer o Centro de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Agropecuária – Fazenda Muquém (CDCTA), consolidando-o como centro multiusuário de referência em pesquisa, inovação e desenvolvimento de tecnologias aplicadas à produção agrícola e florestal em Minas Gerais. A iniciativa envolve 34 pesquisadores da Universidade e prevê investimentos em infraestrutura, equipamentos e ações de capacitação voltadas à sustentabilidade e à segurança alimentar.

O projeto institucional intitulado “Semeando tecnologia, cultivando sustentabilidade e colhendo desenvolvimento para o agronegócio de Minas Gerais” foi submetido sob a coordenação do professor Luciano José Pereira, sendo atualmente conduzido pelo professor Luís Roberto Batista, pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFLA. Os professores João Cândido de Souza, José Airton Rodrigues Nunes e o técnico Amador Eduardo de Lima participam como subcoordenadores. O projeto tem a gestão da Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc) e terá a duração de três anos. 

Centro multiusuário 

WhatsApp Image 2025 06 18 at 14.22.40 1Vinculado ao Instituto de Ciências Naturais (ICN/UFLA), o CDCTA é um espaço com infraestrutura compartilhada por diferentes unidades acadêmicas da Universidade, voltado à geração de conhecimento e ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para a agricultura e a silvicultura. A iniciativa visa fortalecer o caráter multiusuário do centro, ampliando sua capacidade de atender não apenas à comunidade acadêmica, mas também a parceiros públicos e privados, contribuindo para a inovação no campo e o fortalecimento da agricultura sustentável em Minas Gerais.

Com os recursos previstos, serão realizados investimentos em equipamentos modernos para preparo do solo, semeadura e colheita, além de tecnologias para monitoramento fisiológico de plantas, genética molecular, fenotipagem com drones e inteligência artificial. A estruturação das áreas experimentais será direcionada ao desenvolvimento e avaliação de novas cultivares e de tecnologias de manejo adaptadas às condições edafoclimáticas do Estado.

Impacto em pesquisa, formação e difusão 

As pesquisas contemplarão culturas de ampla importância econômica e social, como arroz, feijão, batata, milho, soja, trigo, além de espécies florestais com valor conservacionista. Serão conduzidas todas as etapas do ciclo de melhoramento genético – da seleção de genótipos às avaliações de linhagens, híbridos ou clones com características desejáveis, como produtividade, resistência a doenças, qualidade e adaptação às mudanças climáticas.

O projeto também reforça a formação de recursos humanos da graduação e da pós-graduação, com a participação ativa de estudantes nos experimentos, além da capacitação de profissionais do setor produtivo por meio de cursos e dias de campo. A difusão dos resultados será feita por meio de publicações científicas, relatórios técnicos, cursos de capacitação e eventos de extensão.

Compromisso com o desenvolvimento sustentável

WhatsApp Image 2025 06 18 at 14.22.40 4De acordo com o professor Luís Roberto Batista, a proposta representa um avanço estratégico para a UFLA e para o Estado: “Esse projeto fortalece o papel do CDCTA como um centro multiusuário de excelência, alinhado às demandas de inovação tecnológica no campo. Com essa estrutura, ampliamos nossa capacidade de impactar positivamente a produção agropecuária e florestal de Minas Gerais, contribuindo para a segurança alimentar, a sustentabilidade e o desenvolvimento regional.”

Para o reitor em exercício, professor Jackson Barbosa, com essa conquista, a UFLA reafirma seu compromisso com a ciência aplicada à realidade do campo mineiro, consolidando a Fazenda Muquém como um espaço integrador entre universidade, setor produtivo e sociedade. “A expectativa é de que o centro se consolide como um polo de referência regional e nacional na pesquisa e inovação em produção vegetal, ampliando o protagonismo da UFLA na promoção do desenvolvimento agrícola e florestal de Minas Gerais”, pontuou. 

Integração e planejamento

No dia 18 de junho foi realizada a primeira reunião de planejamento e alinhamento para as etapas e metas previstas no projeto. Também foi uma oportunidade para agradecer a participação dos pesquisadores na elaboração da proposta e na execução dos trabalhos ao longo do período de vigência.   

muquem capa

Parte da equipe do projeto, que integra 34 pesquisadores da UFLA, representantes de diferentes unidades acadêmicas 

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção