Workshop Semear Digital reúne pesquisadores para debater rumos da agricultura digital no Brasil
Na última edição do Workshop Semear Digital, promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), pesquisadores de diversas instituições, incluindo a Universidade Federal de Lavras (UFLA) por meio do Agritech, reuniram-se para discutir os caminhos e desafios da agricultura digital no Brasil.
O evento teve como foco central a implantação dos Distritos AgroTecnológicos (DATs) — unidades regionais que aproximam as soluções digitais do campo.Tais DATs unem diagnóstico técnico, tecnologias aplicadas e acompanhamento contínuo com três pilares:
-
Sensibilização da comunidade
-
Governança colaborativa
-
Capacitação contínua e oferta de serviços de conectividade e agricultura digital
Durante a programação, o Agritech UFLA apresentou oito trabalhos envolvendo temáticas centrais da transformação digital no campo. As pesquisas abordaram desde os impactos da agricultura digital, até a análise do perfil socioeconômico de produtores com acesso à internet, passando por questões de conectividade rural, rastreabilidade na cadeia do leite, percepções sobre atributos da inovação no campo e a identificação de elementos fundamentais para a consolidação de distritos agrotecnológicos.
Além da apresentação dos trabalhos, o evento possibilitou interações com pesquisadores de diversas regiões do Brasil, fortalecendo o alinhamento de metas e estratégias conjuntas para os próximos passos do projeto Semear Digital. A troca de experiências com os representantes dos distritos, somada à presença de empresas e startups reforçou o potencial colaborativo da iniciativa.