Reconhecimento nacional: pesquisadora da UFLA conquista Prêmio Confap de CT&I
A professora Maria das Graças Cardoso, do Instituto de Ciências Naturais da Universidade Federal de Lavras (ICN/UFLA), foi agraciada na categoria “Pesquisador Destaque – Ciências Exatas” da 4ª edição do Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação – Professor Ennio Candotti. A cerimônia de premiação foi realizada nessa quarta-feira (3/7), durante o 68º Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), em São Paulo (SP).
A professora Graça, como é conhecida, foi indicada à premiação pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e representa, com sua trajetória, a excelência da pesquisa realizada na UFLA. Nesta edição, seis profissionais de instituições mineiras foram premiados em diferentes categorias, evidenciando o protagonismo de Minas Gerais na produção científica nacional. Para o presidente da Fapemig, Carlos Arruda, esse reconhecimento reflete o papel do Estado como polo de desenvolvimento em ciência, tecnologia e inovação.
A premiação da Confap tem como objetivo reconhecer pesquisadores que tenham contribuído de forma significativa para o avanço do conhecimento científico, tecnológico e da inovação no País, com impacto direto ou indireto no desenvolvimento e bem-estar da sociedade. A iniciativa promovida pelo Confap tem patrocínio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI) e apoio da Coordenação de Execução e Difusão de Prêmios Nacionais e Internacionais em CT&I (COEDP/CGITC) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A professora Graça tem se destacado por seu trabalho voltado à qualidade e segurança alimentar, com ênfase, nos últimos anos, na cadeia produtiva da cachaça artesanal. Ao longo de sua trajetória, tem se dedicado à valorização da cadeia produtiva da cachaça de alambique, contribuindo para avanços significativos na legislação do setor e na elevação dos padrões de qualidade da bebida. Sua atuação se destaca pelo diálogo com lideranças políticas e com os produtores, promovendo o reconhecimento da cachaça mineira como um produto de excelência. Defensora da produção orientada por evidências científicas, coordena o Centro de Referência de Análise de Qualidade de Cachaça (CRAQC), recentemente inaugurado na UFLA.
“Fiquei muito feliz, pois é um prêmio de abrangência nacional, de grande relevância, e que, pela primeira vez, veio para a UFLA. Ter sido indicada pela Fapemig, após um processo rigoroso de seleção, torna o reconhecimento ainda mais especial”, destacou a professora.
O professor Jackson Barbosa, reitor em exercício da UFLA, destacou a premiação. “O reconhecimento da professora Graças no Prêmio Confap reafirma o compromisso da UFLA com a excelência da pesquisa científica e com a transformação da sociedade por meio do conhecimento. É motivo de orgulho ver o trabalho desenvolvido em nossos laboratórios ganhar visibilidade nacional, especialmente em áreas com forte impacto socioeconômico, como a cadeia produtiva da cachaça vinculada à agricultura familiar. Iniciativas como essa reforçam a visibilidade da UFLA e de seus pesquisadores, contribuindo não apenas para o avanço da ciência no Brasil, mas também para o reconhecimento da produção científica desenvolvida na Universidade.”
Além da professora Graça, a cerimônia de premiação contou com a presença do pró-reitor de Pesquisa, professor Luís Roberto Batista; do diretor do ICN, professor Thiago Alves Magalhães e do chefe do Departamento de Química, professor Jonas Leal Neto.
Créditos: fotos 1 e 2: Comuniação Fapemig - foto 3: Comunicação Confap (Kennedy Barros)