Saltar para o conteúdo principal
Ir direto para menu de acessibilidade.
Câmpus Inteligente

Sistema de reconhecimento facial é implantado na Moradia Estudantil da UFLA como parte do projeto de Câmpus Inteligente

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Sexta, 11 Julho 2025 11:04 | Última Atualização: Sexta, 11 Julho 2025 11:39
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) avançou na implementação do conceito de Câmpus Inteligente com a instalação de um sistema de controle de acesso por reconhecimento facial na Moradia Estudantil (Brejão). A medida faz parte de um projeto piloto que será progressivamente estendido a outros espaços da Universidade, com o propósito de reforçar a segurança, preservar o patrimônio público e subsidiar o planejamento institucional com base em dados.

A iniciativa é resultado da atuação conjunta da Pró-Reitoria de Infraestrutura e Logística (Proinfra) e da Pró-Reitoria de Apoio à Permanência Estudantil (Prape). O sistema foi desenvolvido pela Diretoria de Segurança Logística e Câmpus Inteligentes (vinculada à Proinfra) e já está em funcionamento na portaria da Moradia, operando 24 horas por dia. O acesso é feito a partir de um cadastro facial dos estudantes, visitantes e prestadores de serviço.

Para o diretor de Segurança Logística e Campos Inteligentes, Anderson Bernardo dos Santos, a implantação representa um marco na modernização da infraestrutura da UFLA: “Esse foi o primeiro passo para garantir mais segurança à comunidade universitária e ao patrimônio da Instituição. Com o tempo, o mesmo sistema poderá ser usado em outros ambientes de convivência, como salas de aula, biblioteca e restaurante universitário, a partir de um cadastro único e integrado.”

Assessor do programa Câmpus Inteligente, Weslley Ribeiro Camilo, destaca que o projeto piloto permitirá avaliar e ajustar o sistema conforme as demandas institucionais. “Esse teste é essencial para entender o funcionamento, treinar as equipes e preparar a expansão. O sistema vai gerar dados importantes para a gestão e o planejamento com base em evidências.”

A pró-reitora de Infraestrutura e Logística, Eliziane de Castro Penha, reforça que a medida tem como foco a segurança: “Nosso objetivo é oferecer mais proteção à comunidade universitária, aos moradores e aos visitantes. Esse tipo de gerenciamento deve ser visto como uma ferramenta de cuidado coletivo, e não como medida restritiva.”

Como vai funcionar?

WhatsApp Image 2025 07 11 at 10.21.33 3A implantação do sistema também está em consonância com a nova regulamentação publicada pela Prape — a Instrução Normativa nº 08/2025 —, que dispõe sobre o uso da catraca eletrônica com reconhecimento facial na Moradia Estudantil. Segundo o Coordenador de Apoio Estudantil, Vinicius Batista Gonçalves, o documento estabelece as regras de cadastramento, funcionamento e proteção dos dados, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Os estudantes e demais interessados podem consultar o texto completo da normativa neste link.

O pró-reitor de Apoio à Permanência Estudantil, Rossano Botelho, explica que a normatização assegura um maior entendimento das regras. Além disso, o sistema oferece rastreabilidade em situações excepcionais, como incidentes ou perdas patrimoniais, por meio do registro detalhado de acessos. A partir de agora, mesmo os visitantes são vinculados ao morador responsável e ao respectivo apartamento, garantindo maior segurança e transparência.

A medida faz parte de um conjunto de ações estratégicas para modernizar os processos institucionais e promover um ambiente universitário mais seguro, inteligente e integrado, nos Câmpus Lavras e Câmpus Paraíso. Com base nos resultados do projeto piloto, será possível orientar futuras aquisições de equipamentos por outros setores e unidades acadêmicas. Além dos espaços coletivos, um catálogo de preços será disponibilizado para facilitar a adesão de diferentes áreas da UFLA, garantindo padronização e eficiência nas futuras implantações.

O Câmpus Paraíso também passou a contar com um sistema de vigilância atualizado e integrado à sede da UFLA, permitindo o monitoramento remoto em tempo real e o armazenamento das imagens de segurança. A medida representa um avanço importante na proteção da comunidade acadêmica, amplia a atuação preventiva e fortalece a infraestrutura de segurança da Universidade.

Adaptação e diálogo: visão dos moradores 

Recebida inicialmente com certa resistência por parte dos moradores, motivada principalmente pelo estranhamento diante da mudança, segundo representantes estudantis, o processo tem sido conduzido com adaptação e diálogo constante entre a Prape e a comunidade residente. Tem havido o compartilhamento de informações e atualizações por meio dos canais coletivos de comunicação, como o grupo de moradores.

Membro da representação dos moradores, o estudante de Administração Pública Kepler Oliveira Miranda Duarte compartilhou que os estudantes têm se adaptado gradualmente à nova dinâmica. Considerou que foram atendidas sugestões apresentadas em assembleia e o diálogo permanece aberto sobre outras deliberações. “A catraca contribui para uma maior sensação de segurança dos moradores e para o controle de acesso, auxiliando na identificação dos moradores. Isso fortalece a gestão da Moradia (Brejão) e aprimora as políticas de permanência estudantil, garantindo esse direito àqueles que realmente necessitam do suporte da assistência estudantil e, em especial, deste braço importante da permanência na nossa Universidade”, avalia. 

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção