Editora UFLA tem dois livros como semifinalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025
Duas obras publicadas pela Editora UFLA, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), estão entre as semifinalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025, premiação nacional que busca reconhecer produções acadêmicas, científicas e profissionais que impulsionam o avanço do conhecimento no Brasil. A divulgação dos livros selecionados para essa etapa foi realizada na segunda-feira (15/7), pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).
Confira a lista dos semifinalistas que concorrem ao Jabuti Acadêmico 2025.
Os livros “Aplicações da genética quantitativa no melhoramento de plantas autógamas” e “Análise de dados espaciais com aplicações em R”, concorrem no eixo “Ciência e Cultura”, nas categorias “Ciências Agrárias e Ciências Ambientais” e “Matemática, Probabilidade e Estatística”, respectivamente. As obras, que têm como autores pesquisadores da Universidade, seguem na disputa para ingressar na lista final dos concorrentes, que será divulgada na próxima terça-feira (22/7), às 12h (horário de Brasília).
É a primeira vez que livros publicados pela Editora UFLA são indicados ao Jabuti Acadêmico. Para a coordenadora, professora Fernanda Gomes e Souza Borges, esse momento é de muita alegria. “Esse reconhecimento demonstra, sem dúvidas, a qualidade técnico-científica do conhecimento produzido na UFLA, por meio do esforço diário e contínuo dos docentes, técnico-administrativos, discentes e, sobretudo, do belíssimo trabalho dos autores, com apoio da Editora UFLA. Que essas importantes indicações ao prêmio possam servir de estímulo para que mais pesquisadores da UFLA publiquem suas pesquisas conosco”, ressaltou.
Conheça as obras e os autores

“Aplicações da genética quantitativa no melhoramento de plantas autógamas”
Autores
Magno Antonio Patto Ramalho (DBI/UFLA)
José Airton Rodrigues Nunes (DBI/UFLA)
José Maria Villela Pádua (DAG/UFLA)
Fernando Henrique Barrozo Toledo (CIMMYT)
“O livro tem como objetivo fornecer subsídios aos profissionais, inclusive discentes de graduação e pós-graduação, que se dedicam ao melhoramento genético, a partir de exemplos práticos obtidos principalmente com o feijoeiro, mas também aplicáveis a outras plantas. A genética quantitativa fornece os conhecimentos essenciais que os melhoristas de plantas necessitam na condução dos programas de melhoramento das plantas autógamas.”
----

“Análise de dados espaciais com aplicações em R”
Autor
João Domingos Scalon (DES/UFLA)
“O livro mostra ao leitor como analisar dados espaciais utilizando o software R. Como o livro enfatiza a aplicação, sem perder o rigor na apresentação dos métodos, ele pode ser um texto introdutório de estatística espacial para pesquisadores de diversas áreas do conhecimento tais como: estatística, geografia, epidemiologia, biologia, agronomia, meio ambiente, solos e outras.”
Sobre a premiação
O Jabuti Acadêmico está em sua segunda edição. A premiação, realizada pela CBL com o apoio da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), está dividida em dois eixos: Ciência e Cultura, com 27 categorias; e Prêmios Especiais, que conta com a nova categoria Tradução, além Ilustração e Divulgação Científica. No total são 30 categorias.
Os autores premiados recebem, além da estatueta em cerimônia especial, um prêmio de R$ 5 mil. As editoras das obras premiadas recebem uma estatueta do Jabuti. A final está prevista para o dia 5/8.
O Prêmio Jabuti Acadêmico fundamenta-se na crucial importância dessa produção para o progresso cultural e científico de uma nação. De acordo com a organização, as obras originadas desses campos desempenham um papel fundamental no avanço do conhecimento, no aprimoramento das práticas profissionais e no estímulo à inovação.


