Saltar para o conteúdo principal
Ir direto para menu de acessibilidade.
Congresso Brasileiro

UFLA sedia o 54º Congresso Brasileiro de Fitopatologia com 900 participantes 

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Quarta, 06 Agosto 2025 12:08 | Última Atualização: Quinta, 07 Agosto 2025 09:43
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) é sede, pela primeira vez, do Congresso Brasileiro de Fitopatologia (CBF), o maior evento latino-americano voltado ao estudo das doenças de plantas e seus impactos na agricultura. Realizado de 3 a 8 de agosto no Centro de Eventos da Universidade, o 54º CBF reúne cerca de 900 participantes de 14 estados brasileiros e nove países, com uma programação de palestras, mesas-redondas, minicursos e sessões de pôsteres. O congresso é promovido pela Sociedade Brasileira de Fitopatologia (SBF) e tem como tema central a relação entre ciência e prática, lema que também orienta a missão institucional da UFLA.

O evento teve sua abertura oficial na segunda-feira (4/8), com a presença do reitor em exercício, professor Jackson Barbosa, que deu as boas-vindas aos congressistas. A mesa de abertura também contou com a participação do pró-reitor de Pesquisa, Luís Roberto Batista; da presidente da SBF, Juliana Freitas-Astúa; do diretor da Escola de Ciências Agrárias de Lavras (Esal/UFLA), professor Moacir de Souza Dias Júnior; do chefe do Departamento de Fitopatologia, professor Eduardo Alves; e do presidente da comissão organizadora, professor Flávio Medeiros.

cbf3A programação inclui mais de 800 trabalhos científicos, abordando avanços técnico-científicos em diferentes cadeias produtivas, como soja, café, milho, trigo, citros, hortaliças, frutas, florestas plantadas e ornamentais. Uma das novidades desta edição é o Ideathon, desafio de inovação com foco em soluções criativas para problemas da fitopatologia, envolvendo capacitação, construção de pitches e avaliação por possíveis investidores.

Além do foco científico e técnico, o evento também proporcionou momentos de homenagem e reconhecimento, como a distinção aos professores Eduardo Alvez, Ricardo Magela de Souza e Antônia dos Reis Figueira, recentemente aposentada pela UFLA. Também foi prestada uma homenagem póstuma ao professor Armando Bergamin Filho, uma das figuras mais influentes da fitopatologia brasileira. A programação contou ainda com a outorga do Prêmio Bota - Álvaro Santos Costa, concedido ao fitopatologista Sami Jorge Michereff, docente da Universidade Federal do Cariri (UFCA), por sua contribuição à pesquisa em virologia de plantas.

cbf6A palestra magna foi ministrada pelo professor Luiz Roberto Guimarães Guilherme, com o tema "A Agricultura Brasileira e a Contribuição da UFLA para a Segurança Alimentar Mundial". O pesquisador fez um resgate histórico da contribuição da Universidade para as ciências agrárias, destacando nomes como Alysson Paolinelli e Alfredo Scheid Lopes, referenciais da agricultura brasileira no Brasil e no mundo. Em sua fala, reforçou a importância da agricultura para o País e o papel da fitopatologia no avanço do controle de doenças, incluindo biofortificação e insumos biológicos na garantia de uma produção agrícola sustentável.

Vertente necessária

cbf2Um dos temas de destaque no congresso é a aplicação de bioinsumos, área em que a UFLA tem protagonismo nacional. Segundo o professor Flávio Medeiros, “o Brasil é o maior produtor e consumidor de bioinsumos do mundo, e esse tema não poderia ficar de fora do congresso. A UFLA é referência nesse assunto, com professores atuando em diversas áreas e contribuindo com conhecimento técnico e científico”. Somente para a área de controle biológico foram destinadas duas sessões de pôsteres, reunindo 130 trabalhos, o que demonstra o interesse crescente pela temática.

A presidente da SBF, Juliana Freitas-Astúa, destacou que o pioneirismo da UFLA no estudo das doenças de plantas de maneira sustentável, com foco em bioinsumos, é uma das razões pelas quais a Universidade foi escolhida para sediar esta edição do Congresso.

O evento também celebra os 30 anos do Programa de Pós‑Graduação em Agronomia/Fitopatologia da UFLA, que tem papel fundamental na formação de pesquisadores e no avanço da pesquisa nacional na área. Segundo Flávio Medeiros, o congresso também proporciona o reencontro de muitos egressos da Universidade, além de contar com a atuação direta de 30 estudantes de graduação e pós-graduação na organização, o que enriquece ainda mais a formação acadêmica.

Clique na foto abaixo e confira o álbum de fotos do evento

cbf4

 

 

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção