UFLA e Embrapa reforçam parceria histórica em ciência e inovação durante workshop comemorativo
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) promoveu, nessa segunda-feira (1º), o I Workshop de Integração UFLA e Embrapa em Ensino, Pesquisa e Extensão. O evento integra as comemorações pelos 117 anos de fundação da UFLA e pelos 45 anos do curso de Engenharia Florestal.
A Embrapa, empresa pública vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), foi criada em 1973 com a missão de desenvolver a base tecnológica para um modelo de agricultura e pecuária genuinamente tropical, oferecendo conhecimento e soluções inovadoras para o campo. Desde a sua fundação, a UFLA tem sido uma de suas principais parceiras, como comenta o chefe-geral da Embrapa Instrumentação, José Manoel Marconcini,“temos uma raiz em comum, tanto a UFLA quanto a Embrapa contaram com mineiros muito importantes, como o ex-ministro Alysson Paolinelli e o ex-presidente da Embrapa, Eliseu Alves, que sempre defenderam que o conhecimento é fundamental e está na base da agricultura brasileira. A intenção da Embrapa é, constantemente, se aproximar das universidades e integrar o sistema nacional de pesquisa agropecuária ao conhecimento gerado em parceria conosco”, afirmou.
O reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, destacou a satisfação em acompanhar o fortalecimento da parceria entre a Universidade e a Embrapa. “É muito prazeroso ter conhecido essas pessoas hoje homenageadas e ver um novo caminho sendo trilhado entre a UFLA e a Embrapa. Temos uma parceria histórica no café e em outras áreas, o que é raro quando se trata de relações de longa duração. Na área da instrumentação, vemos essa colaboração ser alavancada, o que traz grandes benefícios para a instituição. Sempre considerei que o papel do reitor é prover e liderar, mas quem realmente constrói a instituição é a força do coletivo, a soma do trabalho de cada um. Precisamos manter sempre a consciência do compromisso que temos com a sociedade brasileira”, ressaltou em seu pronunciamento.
A solenidade reafirmou o compromisso da UFLA com a valorização da ciência, da pesquisa e da extensão, celebrando os resultados de mais de uma década de atuação na área de instrumentação. Esse campo é responsável pelo desenvolvimento de instrumentos, sensores, metodologias e materiais para o agronegócio, incorporando tecnologias avançadas como nanotecnologia, fotônica, inteligência artificial e robótica, com o objetivo de criar soluções que aumentem a eficiência e a sustentabilidade da produção, além de preservar a qualidade dos alimentos. “Em 2013, aprovamos um programa de pós-graduação e iniciamos uma parceria com a Embrapa Instrumentação, de São Carlos (SP). Esse programa começou com nota 5 e hoje já alcançou a nota 6, o que demonstra a força dessas duas instituições e a expertise que possuem. A história da UFLA e da Embrapa, quando se unem em um projeto comum, é de grande impacto. Todas as áreas do conhecimento estão contempladas nessa parceria duradoura entre a UFLA e a Embrapa”, destacou o organizador do evento, professor Lourival Marin Mendes.
Outro destaque da cerimônia foi o pronunciamento do professor emérito da UFLA, Nelson Venturin, que, ao lado do professor aposentado Antônio Resende Soares, foi responsável pela criação do curso de Engenharia Florestal na Universidade, em 1980. “Tudo aquilo que começamos com amor, carinho, perseverança e humildade tem grande probabilidade de dar certo e alcançar bons resultados. Foi com esse espírito que Antônio Soares e eu iniciamos o curso de Engenharia Florestal na UFLA. Enfrentamos muitos desafios, mas, quando se tem vontade e garra, todos os obstáculos podem ser superados. Assim nasceu o curso, naquele momento, com recursos mínimos: apenas dois engenheiros e alguns equipamentos adquiridos por meio do primeiro projeto de pesquisa da UFLA. Ver como ele cresceu e se desenvolveu é, para mim, motivo de grande orgulho. Estou muito feliz e agradecido por esta homenagem”, destacou.
Além da entrega de honrarias a professores, pesquisadores e empresários do Sul de Minas que têm contribuído de forma decisiva para o avanço e a inovação do agronegócio, a cerimônia também foi marcada pelo reconhecimento institucional ao professor Alysson Paolinelli (in memoriam) e ao pesquisador Eliseu Alves, um dos fundadores da Embrapa.A diretora de Assuntos Institucionais da Associação Latino-Americana para o Agronegócio (Alagro) e viúva do professor Paolinelli, Marisa Gonzaga Paolinelli, esteve presente e agradeceu, emocionada: “me sinto muito feliz de estar aqui novamente. Já estive outras vezes com ele e considero esta homenagem especial, porque une a UFLA e a Embrapa, duas instituições pelas quais ele tinha um grande apreço”, afirmou.
Além dos 45 anos de criação do curso de Engenharia Florestal, a UFLA celebra os 50 anos dos cursos de Administração, Zootecnia e Engenharia Agrícola com eventos distribuídos na programação oficial dos 117 anos da Instituição.
Confira aqui as fotos do evento!


