UFLA celebra Jubileu de Ouro e Prata em cerimônia de reencontro de ex-alunos
As comemorações dos 117 anos da Universidade Federal de Lavras (UFLA) tiveram, na última sexta-feira (6/9), um momento de reencontro e memória, com a realização do Jubileu de Ouro e Prata. Em cerimônia no Salão de Convenções, ex-alunos formados em 1975 (50 anos) e em 2000 (25 anos) participaram da celebração, recebendo certificados e homenagens que marcaram o retorno à universidade onde iniciaram suas trajetórias profissionais.
O evento contou com a presença do reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, do vice-reitor, professor Jackson Antônio Barbosa, além de familiares e amigos dos homenageados. A entrega dos certificados foi conduzida pelo reitor e pelo vice-reitor, com a participação dos professores eméritos Nelson Venturin, responsável pela criação do curso de Engenharia Florestal e que celebra 45 anos de formado, e Lourival Marin Mendes, também egresso da Engenharia Florestal, que neste ano completa 35 anos de graduação.
Em seu discurso, o reitor destacou o significado do Jubileu como momento de agradecimento, pertencimento, amizade e companheirismo. Ele recordou a transformação da antiga Escola Superior de Agricultura de Lavras (Esal) em universidade, ressaltando que a UFLA hoje reúne cursos em diversas áreas do conhecimento e ocupa posição de destaque no cenário nacional e internacional, mantendo a tradição de excelência que a consolidou nas ciências agrárias. “É uma alegria ver diferentes gerações reunidas em nossa instituição. Vocês são embaixadores da UFLA e convidamos todos a sempre retornarem, cultivando o orgulho de fazer parte desta história”, afirmou.
Durante a cerimônia, os presentes assistiram a um vídeo do egresso Alfredo Pereira de Figueiredo, que completa 75 anos de formado. Sua filha, Roseana Rachid, recebeu, em seu nome, um certificado especial entregue pelo reitor, destacando a data e valorizando o vínculo com a Instituição.
Em um momento marcante, a cerimônia foi ainda mais significativa para a senhora Marilda Vilela Andrade Pinto, que celebrou 50 anos de formada, ao lado da filha, Lilian Vilela, que completou 25 anos de graduação. Ambas demonstraram emoção ao compartilhar a data e viverem juntas essa celebração. “Estamos muito felizes”, afirmaram.
Sentimento semelhante foi expresso pela egressa do curso de Agronomia, a pesquisadora Deila Magna dos Santos, que celebrou o Jubileu de Prata. “A Universidade Federal de Lavras foi importantíssima tanto na minha vida profissional quanto na pessoal. Fui moradora do Brejão, lá conheci meu esposo, César Elias Botelho, e, fruto do nosso amor, temos um filho na Instituição, no curso de Administração. Estou muito feliz de ter revisto amigos e só tenho a agradecer à UFLA”.
A programação foi concluída à noite, com o tradicional jantar celebrativo no Centro de Eventos da UFLA, reforçando o espírito de confraternização entre as turmas homenageadas e seus familiares.
CLIQUE NESTE LINK PARA ACESSAR O ÁLBUM DA CERIMÔNIA DE JUBILEU DE OURO E PRATA
CLQUE NESTE LINK PARA ACESSAR O ÁLBUM DO JANTAR FESTIVO DOS EGRESSOS DA UFLA


