UFLA de Portas Abertas 2025 reúne 22 mil estudantes de todo o Estado - confira as galerias de fotos
A manhã de quarta-feira (11/9) começou diferente no câmpus da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Ônibus vindos de diferentes cidades estacionavam ao longo das avenidas trazendo milhares de jovens para viver de perto a experiência universitária, para muitos, a primeira vez em uma universidade. A 8ª edição do UFLA de Portas Abertas, maior evento de extensão da Universidade, recebeu cerca de 22 mil estudantes de 313 escolas de 169 municípios mineiros.
O primeiro contato com o mundo universitário
Para muitos visitantes, conhecer a UFLA é entrar em um universo até então distante. O câmpus de 600 hectares, com mais de 16 mil pessoas convivendo diariamente, impressiona sobretudo jovens de cidades pequenas, que enxergam ali algo maior que suas próprias realidades. No evento, eles puderam explorar espaços, dialogar com estudantes e professores e conhecer os 40 cursos de graduação ofertados.
Para o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, que participou de todo o evento, esse é um dia para mostrar a força do conjunto que faz da UFLA uma instituição de excelência. “É nesse dia que muitos confirmam escolhas profissionais, descobrem novas aptidões ou mudam planos. Mais que uma visita, a experiência desperta sonhos e mostra que a universidade não abre suas portas apenas por um dia: a UFLA mantém uma sólida política de permanência estudantil, que garante c
ondições para que jovens de diferentes realidades possam transformar o sonho em realidade”, pontuou.
Mais do que cursos, uma experiência de vida
Os visitantes tiveram contato com informações sobre formas de ingresso, benefícios como moradia estudantil, restaurante universitário, transporte interno, assistência médica, odontológica e psicológica, além dos programas de bolsas que permitem a vivência em ensino, pesquisa, extensão e inovação. Também conheceram núcleos de estudos, grupos de pesquisa, programas de educação tutorial e diferentes projetos que consolidam a formação de excelência da UFLA, reconhecida no Brasil e no exterior.
Uma novidade desta edição foi a programação voltada aos professores acompanhantes, que receberam informações sobre processos seletivos, cursos, políticas de permanência e puderam assistir ao vídeo institucional.
A professora Victória Junqueira, da Escola Estadual Fernando Melo Viana, de Minduri, destacou o impacto da visita para seus alunos: “É importante eles virem, porque têm uma dimensão diferente, conhecem o mundo universitário de uma forma que não têm noção. Nossa cidade é pequena, e pensar em uma universidade, no que ela representa, está distante. Aqui eles conhecem realidades que nunca viram. É uma abertura de um mundo excepcional”, afirmou.
Música, convivência e memória
Entre as novidades, os estudantes puderam assistir a miniconcertos do Programa de Música da UFLA, realizados no prédio PV3, com apresentações sobre os instrumentos musicais para os visitantes.
E para marcar o dia, uma foto coletiva em frente ao letreiro “Amo a UFLA” reuniu os visitantes, eternizando o momento com a lembrança: “Eu estava no UFLA de Portas Abertas 2025”.
Organização coletiva
O evento contou com o trabalho da comissão organizadora e do apoio da Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (Proeec), além do apoio de 292 estudantes voluntários, que auxiliaram na recepção e orientação dos visitantes durante o evento.

CLIQUE NESTE LINK PARA ACESSAR A GALERIA DE FOTOS DA ÁREA CENTRAL - CENTRO DE CONVIVÊNCIA
CLIQUE NESTE LINK PARA ACESSAR A GALERIA DE FOTOS DAS UNIDADES ACADÊMICAS


