Graduação cinquentenária: cursos de Engenharia Agrícola e Zootecnia celebram seus 50 anos
Como parte das festividades de aniversário da Universidade Federal de Lavras (UFLA) estiveram as cerimônias em comemoração ao cinquentenário dos cursos de Engenharia Agrícola e de Zootecnia. Os tradicionais cursos promoveram uma série de atividades nos departamentos, reunindo alunos, ex-alunos, docentes e comunidade externa.
Engenharia Agrícola
Para celebrar os 50 anos de criação do curso de Engenharia Agrícola, a UFLA realizou uma cerimônia na noite de quinta-feira (4/9), reunindo docentes, técnicos, estudantes, egressos e ex-dirigentes que contribuíram para a consolidação do curso ao longo de sua trajetória. Na oportunidade, foram relembrados os marcos da criação do curso, os principais desafios enfrentados e o impacto da Engenharia Agrícola na formação de profissionais e no desenvolvimento científico e tecnológico da área.
Um dos destaques da noite foi o lançamento do livro “Um pouco de história 1975 – 2025 - Engenharia Agrícola UFLA”, de autoria da professora Mirléia Aparecida de Carvalho, que resgata a memória institucional e registra os principais avanços da graduação ao longo de cinco décadas. A solenidade também foi marcada pela entrega de homenagens a ex-coordenadores, docentes em exercício e egressos das primeiras turmas do curso, reconhecendo a contribuição de cada um para a consolidação da Engenharia Agrícola na UFLA.
Na continuação das festividades, ocorrida na sexta-feira (5/9), um dos destaques da programação foi o lançamento de uma cápsula do tempo, que será aberta em 2050. O recipiente recebeu objetos que contam a trajetória do Departamento de Engenharia Agrícola da UFLA (DEA), como fitas VHS, fotografias, cartas e livros. Em seguida, foram inauguradas a Galeria de Egressos e o tão aguardado Laboratório de Estudos do DEA.
O evento também contou com a contribuição artística do professor aposentado da UFLA e artista plástico Ricardo Sette, que presenteou o Departamento com um monumento de sua autoria. A obra passa a integrar o conjunto de criações que se destacam no câmpus e despertam a atenção de quem circula pela Universidade. As comemorações foram encerradas em clima de confraternização e nostalgia, com a tradicional “aula da saudade”.
Zootecnia
Os 50 anos de criação do curso de Zootecnia foi celebrado no dia 5/9, em cerimônia que reuniu mais de 200 pessoas no Salão de Convenções da UFLA, entre professores, estudantes, egressos e parceiros da Instituição.
A celebração teve início com a execução do Hino Nacional Brasileiro pela Banda de Música da 6ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e foi seguida pela entrega de certificados comemorativos.
Entre os homenageados, esteve o professor aposentado Luís Carneiro de Freitas Girão, que recebeu a homenagem de seu filho, o docente Lúcio Vilela Carneiro Girão, em momento de grande emoção.
Primeira docente contratada para o Departamento de Zootecnia no ano de 1978, a professora aposentada Maria das Graças Carvalho Moura e Silva, conhecida como “Gracita”, recebeu a homenagem com um humor cativante, declarando-se “horrorosamente emocionada” com o reconhecimento e reforçando o compromisso da Universidade na formação de pessoas com respeito, educação e amor.
Já o professor aposentado Márcio de Castro Soares, que também é ex-aluno da ESAL, formado em 1957, declarou sua saudade de forma muito emotiva durante a homenagem recebida, em um momento e que relembrou o meio de transporte possível no câmpus à época: por meio de uma “jardineira” em estrada de terra.
Durante a cerimônia, foi realizado o lançamento do livro “Zootecnia na UFLA: Meio século de excelência na formação de profissionais na arte de criar animais! 1975-2025”, apresentado por um dos autores e co-organizador da festividade, professor Rony Antônio Ferreira. A organização também teve a participação do Grupo de Estudos Pet Zootecnia.
Clique para conferir as fotos das atividades em comemoração aos 50 anos do curso de Zootecnia
Texto: Lucas Henrique Teixeira, Raissa Raidam Lage Albino e Rodrigo Lucas da Silva Penha
Fotos: José Vitor Machado de Oliveira, Lucas Henrique Teixeira e Raissa Raidam Lage Albino
Revisão: Samara Avelar



