Saltar para o conteúdo principal
Ir direto para menu de acessibilidade.
UFLA 117 anos

Jubileu de Ouro da Administração: 50 anos de Ensino e Pesquisa na UFLA

Escrito por Samara Avelar | Publicado: Sexta, 12 Setembro 2025 13:37 | Última Atualização: Quinta, 18 Setembro 2025 15:29
Gentileza solicitar descrição da imagem

Durante as comemorações de seus 117 anos, a Universidade Federal de Lavras (UFLA) também festejou meio século de excelência na formação de administradores. As atividades promovidas no Jubileu de Ouro dos cursos de graduação e pós-graduação em Administração tiveram início em 9/9 -  data em que nacionalmente é celebrado o Dia do Administrador -, reunindo professores em atividade e aposentados, técnicos administrativos, estudantes, pesquisadores, egressos e colaboradores terceirizados.

Durante a solenidade de abertura, o reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, enfatizou que o alinhamento entre as atividades do Departamento de Administração e Economia (DAE), do curso de graduação e do programa de pós tem proporcionado o sucesso dessa trajetória. “A soma do trabalho das pessoas é o que constrói uma Instituição como a UFLA. E com a dedicação de todos que aqui atuam, cuidamos para que nossos discentes conheçam outras realidades, enriqueçam-se de conhecimento, fiquem articulados e façam análise crítica. Esse é um trabalho que exige profissionalismo, mas profissionalismo com uma pitada de amor”, ressaltou.

IMG 4165A chefe do DAE, professora Heloísa Rosa Carvalho, destacou a evolução do departamento, que hoje conta com 34 docentes – em sua maioria mulheres -, dois cursos de graduação (Administração e Comunicação Integrada e Mídias Digitais) e dois programas de pós-graduação (PPGA E PPGDE), além de diferentes atividades extensionistas. “É gratificante saber que o DAE cresceu e continua crescendo. Com meus 30 anos de departamento, pude acompanhar a evolução dos nossos cursos e a qualidade e dedicação com que são oferecidos. Agradeço a todos que nos antecederam e a todos que estão conosco.”

Uma nova aposta na ESAL

O curso de graduação em Administração teve início como Tecnólogo em Administração Rural, em 1975. De acordo com o diretor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FCSA/UFLA), professor Francisval de Melo Carvalho, naquele momento era criada a primeira vaga de graduação fora das Ciências Agrárias na Instituição, um momento muito significativo para a, então, ESAL, e para o novo departamento. “Uma universidade atua em diversas áreas do conhecimento. Então, considero que o curso de Administração é o embrião da nossa Universidade”, ressaltou.

Hoje, o curso conta com mais de 300 discentes matriculados em suas disciplinas. Ao longo de 50 anos, quase 2 mil administradores foram formados, com atuação em diversas empresas e organizações públicas. Para o coordenador do curso de graduação, professor Ednilson Sebastião de Ávila, apesar de longa trajetória, o curso tem se atualizado de forma constante para atender às demandas da sociedade, mantendo-se no conceito máximo de avaliação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). “Quando a gente olha para o passado, nos dá um conforto. Quando a gente observa o presente, nos dá esperança. E o futuro é desafiador. Em uma era da Inteligência Artificial, precisamos olhar cada vez mais para o nosso curso, para a formação desse profissional”, reforçou.

Desbravando caminhos na Ciência

Marcando a história da pós-graduação no País, há 50 anos também foi criado na UFLA o primeiro Mestrado em Administração Rural do Brasil. Nas palavras da coordenadora do PPGA, professora Mônica Carvalho Alves Capelle, "tratava-se de um novo paradigma, em que a Teoria da Administração era utilizada para a Agricultura. Esse projeto abriu espaço para pesquisa sobre gestão estratégica, inovação e cooperação em organizações do setor agrícola. O que, à época, começava a ser chamado de agronegócio.”

Apesar de dificuldades iniciais, o PPGA consolidou-se e passou por evoluções, com a abertura do Doutorado em 2000. Ao longo de meio século, foram 682 dissertações de Mestrado e 198 testes de Doutorado defendidas e publicadas.

Celebrações do Jubileu

Na terça-feira (9/9), além da cerimônia de abertura, que contou com a apresentação musical do coral “Canto das Nascentes”, foram celebrados o 25º aniversário de criação do UFLAJR e o 30º aniversário do PET-Administração, e inauguradas galerias de fotos dos chefes de departamento e dos coordenadores do PPGA. Novas estruturas de trabalho e ensino também foram inauguradas: o Laboratório Integrador e a sala do Centro de Estudos em Mercado e Tecnologias no Agronegócio (Agritech).

Na área externa, foi inaugurada uma escultura do artista Ricardo Sette, que é também professor aposentado do Departamento. A obra tem como inspiração o favo de mel e as abelhas, em uma metáfora sobre o trabalho coletivo. Também foi enterrada uma cápsula do tempo, com fotografia, documentos e outros materiais que compõem a história do DAE.

Clique para conferir as fotos:

IMG 4229

Na manhã de quinta-feira (11/9), as festividades continuaram com a aula da saudade e a entrega de homenagens a servidores aposentados do Departamento, homenagens póstumas e plantio de árvores.

Clique para conferir as as fotos:

IMG 5130

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção