UFLA avança no QS Ranking da América Latina e fortalece presença digital
O resultado do QS Latin America & The Caribbean University Rankings 2026, divulgado nesta quarta-feira (1/10), aponta a Universidade Federal de Lavras (UFLA) em crescimento no cenário acadêmico internacional. A Instituição passou da 114ª posição, mantida por 12 anos, para a 109ª colocação geral entre 492 universidades avaliadas, destacando-se no cenário acadêmico latino-americano. No Brasil ocupa a 30º posição e, no Estado, a UFLA também registrou avanço: é agora a quarta melhor universidade de Minas Gerais, entre as 12 instituições avaliadas.
Produção científica e presença digital
Um dos pontos de destaque foi o desempenho em publicações científicas, em que a UFLA ocupa a oitava posição na América Latina no indicador Papers per Faculty. Outro indicador no qual a UFLA obteve evolução foi o de International Research Network, que mede a intensidade da cooperação científica com instituições estrangeiras. Nesse critério, a Universidade avançou para a 83ª posição, reforçando seu processo de internacionalização.
Além da consistência na pesquisa, no indicador Web Impact, que mede a presença e a relevância digital das universidades, a UFLA avançou 12 posições no ranking. Esse resultado reflete o fortalecimento da visibilidade da Instituição no ambiente on-line, impulsionado por iniciativas, como a ampliação do acesso aberto à produção científica, a atualização contínua de portais institucionais e o crescimento da presença em plataformas digitais. Esses esforços têm contribuído para dar maior alcance às atividades acadêmicas e de pesquisa da UFLA, aumentando seu reconhecimento no cenário internacional.
Compromisso institucional
De acordo com o coordenador acadêmico da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), professor André Pimenta Freire, a evolução da UFLA demonstra evolução e constância. “A UFLA apresenta uma evolução importante neste ano, com o avanço no ranking geral da América Latina e Caribe, após 12 anos de estabilidade, e também na posição entre as universidades de Minas Gerais. Esse resultado reflete o esforço constante da Instituição em crescer, mantendo e aprimorando a qualidade de suas ações.”
Para o diretor de Relações Internacionais, professor Flávio Henrique Vasconcelos de Medeiros, os resultados reforçam a importância do monitoramento estratégico dos indicadores. Ele explica que esse crescimento não é pontual, mas fruto de ações institucionais contínuas, como o fortalecimento da cooperação internacional e a valorização de canais digitais de difusão da ciência. “Esses fatores contribuem diretamente para a posição da UFLA em rankings de prestígio, como o QS”, pontuou.
O reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, destaca o avanço da UFLA no QS Ranking como um reflexo direto do trabalho conjunto da comunidade acadêmica, que têm atuado com dedicação para ampliar a produção científica, fortalecer a internacionalização e garantir maior visibilidade às ações. “Avançar em um cenário em que, a cada ano, mais instituições ingressam no ranking e todas buscam melhorar seus indicadores demonstra que a UFLA está no caminho certo. Esse resultado reforça nosso compromisso de consolidar a Universidade como uma instituição cada vez mais presente no cenário global e comprometida com o desenvolvimento do Brasil.”
Destaques no ranking
- 109ª posição na América Latina (geral)
- 4ª melhor universidade de Minas Gerais
- 8ª posição em publicações científicas (Papers per Faculty)
- Avanço no Web Impact: da 91ª para a 79ª posição
- Evolução no International Research Network: da 90ª para a 83ª posição


