UFLA é homenageada em celebração da Embrapa Café e do Consórcio Pesquisa Café
No Dia Internacional do Café (1º/10), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) participou da solenidade realizada na sede da Embrapa, em Brasília, que marcou os 26 anos da Embrapa Café e os 28 anos de criação do Consórcio Pesquisa Café (CBP&D/Café). O evento reuniu representantes das dez instituições fundadoras do Consórcio, autoridades do setor cafeeiro e parlamentares federais.
A UFLA recebeu homenagem por sua contribuição histórica na consolidação do Consórcio Pesquisa Café. A instituição foi representada pelo superintendente de Gestão e Planejamento da Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão, professor Tomás Sant’Ana, que recebeu a honraria em nome da Universidade.
UFLA e a origem do Consórcio Pesquisa Café
Criado em 1997, em um momento de reorganização da política cafeeira nacional, o Consórcio Pesquisa Café surgiu para integrar esforços de pesquisa e desenvolvimento em todo o país. A
té então, as iniciativas eram conduzidas de forma descentralizada por universidades, institutos estaduais e pela própria Embrapa. A UFLA esteve presente desde a fundação, ao lado de outras nove instituições, imprimindo sua tradição em ciências agrárias e sua forte atuação na pesquisa cafeeira.
Com a criação da Embrapa Café, em 1999, foi estabelecida como unidade responsável por coordenar o Programa Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento do Café, fortalecendo o modelo de governança baseado na cooperação científica e tecnológica. Desde então, a UFLA tem sido parceira estratégica em estudos sobre melhoramento genético, manejo sustentável, qualidade da bebida e formação de profissionais, contribuindo para que o Brasil se consolidasse como o maior produtor e exportador de café do mundo.
Ao integrar o Consórcio desde sua fundação, a UFLA reafirma sua missão de impulsionar a ciência cafeeira e colaborar para uma cafeicultura mais sustentável, competitiva e inovadora. “A presença da Universidade neste marco histórico reforça sua contribuição para que a produção nacional seja hoje referência em produtividade, qualidade e sustentabilidade, com reconhecimento mundial”, destacou o professor Tomás, durante pronunciamento na cerimônia.
Avanços e legado
Entre os resultados alcançados ao longo das últimas décadas, estão o desenvolvimento de cultivares mais resistentes e produtivas, avanços em biotecnologia, pós-colheita e qualidade, além da adaptação da cafeicultura às mudanças climáticas e à demanda crescente por cafés especiais. A UFLA tem desempenhado papel ativo nesse processo, seja pela produção científica e tecnológica, seja pela formação de recursos humanos altamente qualificados para o setor.
A solenidade em Brasília também contou com lançamentos de publicações técnicas, apresentação da plataforma Ater+ Digital Café, que integra informações e tecnologias para apoio a técnicos e produtores rurais, e o lacre de uma “urna do tempo”, a ser reaberta em 2049, no jubileu de ouro da Embrapa Café.
Confira o novo vídeo institucional da Embrapa Café 2025
Fotos: Embrapa Café


