Saltar para o conteúdo principal
Ir direto para menu de acessibilidade.
Ranking Internacional

THE 2026: UFLA mantém presença em ranking internacional e avança em quatro eixos de avaliação

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Quarta, 15 Outubro 2025 11:32 | Última Atualização: Quarta, 15 Outubro 2025 12:37
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) manteve sua presença no Times Higher Education World University Ranking 2026, um dos principais levantamentos internacionais de avaliação do ensino superior.  A UFLA classificou-se na faixa 1501+, mantendo-se como a segunda universidade mais bem colocada de Minas Gerais, atrás apenas da UFMG. Das 11 universidades federais mineiras, a UFLA está entre as seis instituições ranqueadas. 

Embora a posição geral no ranking tenha sido impactada pelo aumento no número de universidades participantes — 261 novas instituições incluídas apenas nesta edição —, a UFLA apresentou evolução consistente em quatro dos cinco pilares avaliados pelo ranking: Ensino (Teaching), Qualidade de Pesquisa (Research Quality), Ambiente de pesquisa (Research Environment), Indústria (Industry) e Perspectiva Internacional (International Outlook). Destaque para o indicador indústria, de 29,1 para 32,8 e para ambiente de pesquisa, que saltou de 17 para 19 na pontuação individual. 

Conforme explica o chefe do Setor de Projetos e Indicadores da DRI, professor André Pimenta Freire, o ranking tem incluído a cada ano novas universidades participantes. “Do ano passado para este, tivemos um aumento de 261 novas instituições avaliadas. Isso exige que as universidades continuem avançando nos pilares mensurados para manter suas posições. Neste cenário competitivo, a UFLA mostra crescimento em indicadores importantes no ranking internacional, e consolida sua projeção entre as instituições em Minas Gerais, no Brasil e no mundo.”

O diretor de Relações Internacionais da UFLA, professor Flávio Henrique Vasconcelos de Medeiros, ressalta que a busca constante por melhoria em todas as áreas de atuação da UFLA e este sucesso tendo sido reconhecido em várias outras áreas como a classificação de cursos de graduação e pós graduação, busca de estrangeiros para estudar na UFLA e receptividade de nossos discentes e docentes para realizar estudos no exterior. Por mais que cada índice internacional avalie de forma particular a instituição, a excelência da nossa comunidade acadêmica tem tido o devido reconhecimento.

Reconhecimento

O reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, explica que rankings internacionais como o THE são importantes ferramentas de análise, mas não podem ser tratados como régua rígida de desempenho ou instrumento de pressão sobre a comunidade acadêmica. “Os rankings devem, antes de tudo, servir como balizadores que nos mostram onde estamos avançando e quais desafios precisamos enfrentar para continuar evoluindo, especialmente em um cenário global cada vez mais competitivo. A UFLA não enxerga esse processo como uma disputa direta entre instituições. Nosso compromisso é observar aquelas que se destacam, compreender as estratégias bem-sucedidas e seguir construindo um caminho que reconheça a excelência do trabalho realizado aqui, mesmo sendo uma universidade de porte médio, localizada no interior do País. Seguiremos crescendo com responsabilidade e coerência, mantendo a qualidade que nos caracteriza e o orgulho de estar entre as melhores instituições do mundo”, reforçou.

Participaram desta edição do ranking 3.118 universidades de 115 países, com um crescimento de mais de 9% em relação ao número de 2.857 da edição de 2025. Confira o resultado do ranking neste link

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção