Saltar para o conteúdo principal
Ir direto para menu de acessibilidade.
agenda estratégica

UFLA recebe o deputado federal Reginaldo Lopes para agenda estratégica e visitas ao câmpus

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Segunda, 27 Outubro 2025 05:41 | Última Atualização: Terça, 28 Outubro 2025 15:06
Gentileza solicitar descrição da imagem

Nesta sexta-feira (24/10), a Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), Doutor Honoris Causa pela Instituição. A visita teve caráter estratégico e incluiu reuniões com o reitor, professor José Roberto Scolforo, o vice-reitor, professor Jackson Barbosa, e membros da direção executiva. 

Outro ponto de destaque foi a visita ao Parque Tecnológico dos Ipês – IpêTech, iniciativa que integra o ecossistema de inovação da UFLA e busca fortalecer a articulação entre universidade, setor produtivo e sociedade. O deputado, que integra a Comissão Especial sobre Inteligência Artificial da Câmara dos Deputados, reafirmou o compromisso com o incentivo à ciência, tecnologia e inovação. O deputado foi recebido pelo diretor do Ipêtech, professor Antônio Chalfun Junior e equipe do Parque.  

Durante a programação, o deputado visitou o Restaurante Universitário (RU)
Durante a programação, o deputado visitou o Restaurante Universitário (RU), onde Reginaldo Lopes destacou a importância das políticas de permanência estudantil e das ações voltadas ao bem-estar e à segurança alimentar da comunidade acadêmica. Na oportunidade, recebeu as demandas para reestruturação do RU, para manutenção e ampliação dos serviços prestados. A visita teve a presença do pré-reitor de Apoio à permanência Estudantil, Rossano Botelho.

O parlamentar também foi atualizado sobre o andamento das obras da Casa Assistiva, espaço voltado a pesquisas e desenvolvimento de tecnologias para a vida independente de pessoas com deficiência e pessoas idosas. O projeto, que busca aproximar ciência, tecnologia e inclusão social, conta com apoio direto do deputado, que tem contribuído para sua viabilização.

O deputado ressaltou a importância do investimento público em ciência e educação como pilares do desenvolvimento nacional. Ele afirmou que “90% das pesquisas realizadas no País são públicas” e que o fortalecimento das universidades federais é essencial para que o Brasil agregue valor à sua produção e avance em inovação.

Durante a reunião na Reitoria
Durante a reunião na Reitoria, foram apresentadas propostas e projetos estratégicos que a UFLA vem encaminhando ao Ministério da Educação (MEC), como a criação de novos cursos nas áreas de tecnologia e saúde, o Projeto Agro Mais Valor Minas, voltado ao apoio de biofábricas e à valorização da agricultura familiar, além da consolidação do Parque Tecnológico e do Hospital Universitário, projetos considerados prioritários para a gestão

Reginaldo Lopes também destacou que a UFLA é uma referência para Minas Gerais e para o Brasil, reconhecendo o papel da Universidade na formação de profissionais e na transformação do setor agropecuário. “Acredito muito no papel transformador e estratégico das universidades”, afirmou o parlamentar.

Segundo o reitor José Roberto Scolforo, a presença do deputado reforça a importância do diálogo entre a universidade e o poder público, especialmente em pautas que impactam o desenvolvimento científico, tecnológico e social. “A visita do deputado Reginaldo Lopes representa a continuidade de uma relação institucional pautada na colaboração em torno de projetos estratégicos para a UFLA e para o desenvolvimento regional. Essa parceria é essencial para transformar pesquisas e ideias em benefícios concretos para a sociedade.”


Durante a visita ao Ipêtech
Durante a visita ao Ipêtech, o deputado também conheceu o projeto da startup Ceifa, especializada em Mecanização Agrícola, coordenada pelo professor Fábio Moreira.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção