Saltar para o conteúdo principal
Ir direto para menu de acessibilidade.
CAMPANHA MCOM

UFLA coleta resíduos eletroeletrônicos para destinação sustentável e oferta curso sobre o tema

Escrito por Ana Eliza Alvim | Publicado: Terça, 28 Outubro 2025 17:56 | Última Atualização: Quarta, 29 Outubro 2025 13:55
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) iniciou uma mobilização da comunidade acadêmica e da comunidade externa para conscientização sobre os impactos socioambientais do descarte inadequado de resíduos eletrônicos. Três pontos de coleta de resíduos de eletrônicos foram disponibilizados no câmpus Lavras e um curso sobre destinação sustentável de resíduos eletroeletrônicos está sendo ofertado pelo Câmpus Virtual. As ações integram a campanha promovida pelo Ministério das Comunicações (Mcom) em parceria com os Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC) do País - e a UFLA é um deles. 

A mobilização está atrelada ao Dia da Destinação Sustentável de Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE), que foi celebrado em 14 de outubro. Além disso, em maio deste ano, o Brasil aprovou o Plano Nacional de Economia Circular, que tem como objetivo fortalecer a cadeia de reciclagem e fomentar práticas sustentáveis. A campanha promovida pelo MCom está alinhada a esse Plano e contribui para o cumprimento de metas que serão discutidas na COP30, conferência internacional que propõe um modelo de governança mais participativo, envolvendo governos, universidades, setor privado e organizações da sociedade civil.

A UFLA tornou-se um dos Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC) a partir de um convênio estabelecido com o MCom em 2022, por ocasião do projeto de descaracterização de equipamentos de TV Box apreendidos pela Receita Federal do Brasil (RFB), que são transformados em pequenos computadores. Mais de 1.500 aparelhos já foram reaproveitados pela UFLA e doados a escolas municipais da região.  

Outras ações do MCom, no âmbito do programa de Inclusão Digital e por meio dos CRCs, envolvem o recondicionamento de computadores obsoletos recolhidos em órgãos públicos, para posterior doação a comunidades carentes e escolas públicas. Atualmente, há CRCs em todos os estados brasileiros.

Coleta de resíduos eletrônicos

Os pontos de coleta na UFLA estão localizados na Portaria Principal do Câmpus Lavras, no Departamento de Ciência da Computação (DCC) e no Centro de Convivência. Os resíduos eletrônicos podem ser depositados por qualquer membro da comunidade acadêmica ou comunidade externa. A campanha terá caráter permanente, e o conteúdo coletado será destinado à Associação de Catadores de Lavras (Acamar). 

A meta do MCom com a ação é recolher 200 toneladas desses resíduos no País.

Curso on-line

O curso sobre destinação sustentável de resíduos eletroeletrônicos, preparado no âmbito da campanha, está disponível gratuitamente no Campus Virtual da UFLA

 

As ações, na UFLA, foram operacionalizadas com o engajamento da Reitoria, da Pró-Reitoria de Infraestrutura e Logística (Proinfra), da Diretoria de Meio Ambiente (DMA), do DCC e da Acamar-Lavras.

“A destinação sustentável e a reciclagem de eletroeletrônicos são iniciativas consideradas essenciais para evitar a contaminação do meio ambiente e riscos à saúde humana. O descarte consciente contribui para a preservação do solo, dos lençóis freáticos, rios e oceanos, evitando a liberação de metais pesados”, explica o professor do DCC Luiz Henrique Andrade Correia.

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção