Mais de 800 inscritos: comunidade acadêmica da UFLA inicia atividades no curso Inov@ção UFLA
O curso Inov@ção UFLA teve início nessa segunda-feira (3/11), com 844 participantes inscritos. O módulo I do curso aborda o tema Elaboração de Projetos de Inovação. A iniciativa é parte das ações do Edital PRPI nº 06/2025 – Programa de Inovação para Projetos em Ciência, Tecnologia e Ação Empreendedora, e está sendo realizada no Centro de Eventos (Avenida Norte do câmpus Lavras), com transmissão ao vivo para o câmpus Paraíso.
A abertura deste primeiro módulo foi realizada pelo pró-reitor de Pesquisa e Inovação, professor Luis Roberto Batista. O reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo, acompanhado do vice-reitor, Jackson Antônio Barbosa, também esteve na sessão e agradeceu aos participantes a confiança, destacando que a intenção é valorizar as pessoas, acolher as ideias da comunidade acadêmica e promover a conexão entre seus membros.
O conteúdo inicial da formação, ministrado pelo diretor do Núcleo de Inovação Tecnológica (Nintec), professor Paulo Henrique Montagnana Vicente Leme, envolveu uma apresentação da estrutura de inovação da UFLA, os objetivos do edital, dicas e orientações para a estruturação dos projetos a serem submetidos e informações sobre as retificações feitas no edital. A finalização ocorreu com espaço para perguntas dos participantes.
De acordo com o professor Paulo Henrique, a expectativa é de que um percentual expressivo dos projetos financiados possa gerar patentes, startups, tecnologias sociais e outros resultados capazes de gerar diferenciais para a sociedade. “Queremos estimular um ambiente de inovação em produtos e processos, focado na resolução de problemas e no retorno à sociedade”, afirmou.
O módulo I tem aulas presenciais até quarta-feira (5/11), e os conteúdos complementares — sobre TRL e valoração, propriedade intelectual e parcerias em inovação — serão disponibilizados a partir do dia 6/11, no Câmpus Virtual.
O curso é ofertado a docentes, técnicos administrativos e discentes interessados em desenvolver projetos de inovação alinhados às diretrizes do edital, que prevê apoio de até R$ 260 mil por proposta e até 200 projetos financiados. A participação no curso garante pontuação na seleção de propostas submetidas ao edital e é pré-requisito para parte dos membros das equipes.
Confira mais detalhes sobre o curso e os próximos módulos
Saiba mais sobre o lançamento do Programa
Confira o edital e sua retificação


