Realizada primeira reunião de alinhamento do Programa Zoosanitário da UFLA
Na terça-feira (4/11) foi realizada, no Salão dos Conselhos da Reitoria, a primeira reunião de alinhamento para o desenvolvimento do Programa Zoosanitário da Universidade Federal de Lavras (UFLA). Na oportunidade, Direção Executiva e docentes da Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária (FZMV) responsáveis pelas ações previstas dialogaram sobre objetivos, desafios e possibilidades de parcerias com outros setores para execução dos projetos.
De acordo com o reitor da UFLA, professor José Roberto Soares Scolforo, o programa busca revigorar e tornar o Plano Ambiental da Universidade cada vez mais completo. “Queremos ser exemplo nessa área, que é muito importante, pois tem vínculo direto com a saúde das pessoas. E, para isso, contamos com um trabalho harmônico das equipes de docentes dos cursos de Zootecnia e de Medicina Veterinária”, reforçou.
O Programa Zoosanitário da UFLA foi implantado em outubro de 2025 em parceria com o Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA. Entre os objetivos está o controle zoossanitário dos rebanhos produtivos; a implantação da biosseguridade nas propriedades rurais vinculadas à Universidade; a certificação dos rebanhos e dos produtos agropecuários e agroindustriais; a implementação do projeto e registro do entreposto de ovos e da granja avícola de postura; a reestruturação, regularização e operação do frigorífico de bovinos, suínos, ovinos, caprinos e aves; a implementação da fábrica de laticínios e da queijaria; a execução de programas de educação sanitária e de extensão; e desenvolvimento e acompanhamento de todas as fases do Projeto Agro+Valor.
Ao longo do próximo mês, as equipes irão trabalhar no desenvolvimento dos planos de ação de cada segmento.


