Nota de esclarecimento – Aplicação do Enem na UFLA
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) esclarece que, neste domingo (9/11), foi um dos locais de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em diferentes pavilhões de aula do seu câmpus em Lavras. Durante a realização das provas, o alarme de incêndio foi acionado no Pavilhão 1, gerando ruído contínuo e impacto no ambiente de aplicação.
Assim que a Vigilância da Universidade foi acionada, enviou uma equipe de segurança ao local para cessar o alarme. O procedimento exigiu a abertura da sala onde está localizada a central do sistema, o que provocou atraso até a normalização.
É importante destacar que a UFLA não é responsável pela organização ou aplicação do Enem. A Universidade apenas cede seus espaços físicos, conforme termo de outorga firmado entre as Instituições Federais de Ensino e o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), responsável pela execução do exame em todo o território nacional, sob coordenação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
No Pavilhão 1, havia um coordenador local e um certificador responsáveis pela comunicação direta com a coordenação municipal do Enem em Lavras e com o Cebraspe, a quem caberá a análise dos fatos e a adoção das medidas cabíveis.
A Universidade solicitou à empresa prestadora do serviço de alarme de incêndio a realização de uma vistoria no local para averiguação das causas da ocorrência. No sábado (8/11), a cidade de Lavras registrou uma tempestade com fortes ventos e chuvas intensas, que causaram prejuízos em diversos pontos do câmpus. Há a possibilidade de que o evento climático tenha gerado alguma inconsistência no sistema de alarme, hipótese que será avaliada pela equipe técnica responsável.
A UFLA lamenta o ocorrido e reafirma seu compromisso em colaborar com os órgãos responsáveis, prestando todas as informações necessárias para a apuração e o adequado encaminhamento da situação.


