Saltar para o conteúdo principal
Ir direto para menu de acessibilidade.
RECONHECIMENTO PELA SEDE/MG

UFLA Paraíso celebra consolidação do IpêTech Paraíso como 10º parque tecnológico de Minas

Escrito por Maria Luiza Pereira | Publicado: Terça, 11 Novembro 2025 10:47 | Última Atualização: Quarta, 12 Novembro 2025 09:46
Gentileza solicitar descrição da imagem

Na sexta-feira, 7/11, o Câmpus Paraíso da Universidade Federal de Lavras (UFLA) celebrou a consolidação do Parque Tecnológico dos Ipês (IpêTech-Paraíso), oficialmente reconhecido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede/MG) como o décimo parque tecnológico do estado.

O evento, denominado “ IpêTech Dia Zero”, foi realizado no Teatro da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso (Acissp), e reuniu mais de cem participantes, sendo mais de 60% empresários locais, além de representantes do poder público e da comunidade acadêmica. A celebração destacou a importância da tríplice hélice (universidade, governo e sociedade) na promoção da tecnologia, inovação, empreendedorismo e desenvolvimento regional.

O IpêTech - Paraíso funciona como um ambiente inovador que integra a estrutura da UFLA e permite que empresas desenvolvam projetos de inovação em parceria com pesquisadores e estudantes, promovendo pesquisa, desenvolvimento e capacitação tecnológica. Desde a sua criação, o Parque vem consolidando resultados concretos em editais de fomento à inovação. 

No Compete Minas 2024, dois projetos foram aprovados; em 2025, mais um projeto foi contemplado e cinco estão em prioridade 2, além de uma aprovação no edital APL Tríplice Hélice 2024 e no edital “Compete Minas: Come to Minas”, atraindo empresas de outras regiões para atuar em São Sebastião do Paraíso (MG).

O Parque Tecnológico se destaca pelo desenvolvimento de competências empreendedoras dos estudantes, apoio a startups tradicionais e deeptechs em pré-incubação, e auxílio em programas de aceleração, como o Avança Café (parceria UFLA, UFV e Embrapa). Esse avanço é fruto do esforço conjunto de docentes, discentes e equipe de gestão, transformando oportunidades em resultados de inovação.

A cerimônia teve início com a recepção dos convidados na abertura oficial, incluindo pronunciamentos das autoridades e representantes institucionais. A mesa de abertura contou com as presenças do secretário Executivo de Estado de Desenvolvimento Econômico da Sede/MG, Bruno Araújo; do subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Sede/MG, Lucas Mendes; do prefeito de São Sebastião do Paraíso (MG), Marcelo de Moraes; do  pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFLA, professor Luís Roberto Batista; da coordenadora do Inova Sudoeste de Minas e docente do IFSuldeMinas/câmpus Muzambinho, Aracele Garcia; do presidente da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso (Acissp), Matheus Colombaroli; do diretor do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação do Câmpus Paraíso/UFLA, Fernando Alves; e do coordenador Parque Tecnológico IpêTech-Paraíso, Câmpus Paraíso/UFLA, Leonilson Herval.

O evento também apresentou cases de sucesso de empresas parceiras da UFLA Câmpus Paraíso com projetos fomentados pela Fapemig - UPVendas, do CEO Francisco Lúcio, empresa de vendas diretas, e AgroPCP, da CEO Beatriz Loguercio, empresa de gestão agrícola.

O IpêTech-Paraíso permanece aberto às demandas da sociedade, fortalecendo parcerias estratégicas com empresas e startups, consolidando seu papel como polo de desenvolvimento tecnológico regional e contribuindo para a construção de uma vocação local e regional voltada à tecnologia e à inovação. 

Confira as fotos do evento

Texto: Francielly Naves Fagundes - bolsista de Apoio Técnico em Ciência, Tecnologia e Inovação, da Diretoria de Inovação e Tecnologia (Dintec) da UFLA 

Fotos: Anelise de Freitas Amaral

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção