Saltar para o conteúdo principal
Ir direto para menu de acessibilidade.
pgd ufla

UFLA aprimora módulo do PGD no SIG-UFLA para facilitar acompanhamento e garantir qualidade dos dados enviados ao MGI

Escrito por Camila Caetano | Publicado: Segunda, 17 Novembro 2025 17:12 | Última Atualização: Segunda, 17 Novembro 2025 17:15

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) aprimorou o módulo do Programa de Gestão de Desempenho (PGD) no sistema SIG-UFLA, com novas funcionalidades que tornam o acompanhamento mais ágil e preciso. As melhorias, desenvolvidas pela Coordenadoria de Sistemas de Informação (CSI/DGTI/SGV) em parceria com a Comissão de Acompanhamento do PGD (CPGD), visam facilitar o gerenciamento das informações e assegurar a qualidade dos dados enviados automaticamente ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

Entre as novidades implementadas estão notificações na página inicial do SIG-UFLA, que alertam sobre ações pendentes; novos filtros nas telas de Participantes, Planos de Entrega e Planos de Trabalho, permitindo identificar documentos com pendências ou prazos extrapolados; e painéis de dados e indicadores do PGD, que reforçam a transparência e aprimoram a capacidade de análise das informações.

O passo a passo para utilização dos novos recursos está disponível no Manual do Módulo PGD – Filtros para Conferência de Informações.

Essas ações integram o processo de monitoramento do PGD, alinhado às etapas definidas pelo MGI. Em 15 de outubro de 2025, o Plano de Monitoramento da API de dados do PGD concluiu a Fase 2 – Envio completo dos dados. Agora, a UFLA inicia a Fase 3 – Envio completo com análise de qualidade dos dados, uma etapa contínua que avalia a conformidade e a precisão das informações registradas pela instituição.

Além das melhorias no SIG-UFLA, com o apoio da servidora Flávia Reis de Souza, o site do PGD da UFLA foi totalmente remodelado. A nova versão segue padrões de acessibilidade e as diretrizes do Guia de Conteúdos para Sítios Eletrônicos Oficiais do PGD, elaborado pelo MGI. O portal pode ser acessado em: https://pgd.ufla.br.

A CPGD realiza reuniões semanais para tratar das ações e apoiar a execução do PGD na instituição. O trabalho conjunto com a CSI/DGTI/SGV tem permitido a evolução constante do sistema, com aprimoramentos e adaptações baseadas nas demandas dos servidores e nas orientações do MGI. Trata-se de uma iniciativa contínua, voltada a fortalecer os processos e a eficiência da gestão do programa na UFLA.

A Universidade reforça que é responsabilidade das chefias e dos participantes manter os registros devidamente atualizados no SIG-UFLA e regularizar eventuais pendências. A atualização garante a conformidade dos dados enviados ao MGI e evita o risco de suspensão do PGD nas unidades de execução em caso de informações desatualizadas ou incorretas.

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção