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Projeto amanhã

Projeto Amanhã encerra atividades de 2025 com a participação de mais de 400 estudantes da rede pública de ensino

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Sexta, 05 Dezembro 2025 11:51 | Última Atualização: Sexta, 05 Dezembro 2025 11:56
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A Universidade Federal de Lavras (UFLA) realizou, nessa quinta-feira (4/12), o encerramento das atividades do Projeto Amanhã, iniciativa da Pró-Reitoria de Apoio à Permanência Estudantil (Prape) que aproxima estudantes da educação básica do ambiente universitário. O encontro contou com a participação de professores e diretores das escolas envolvidas, representantes das unidades acadêmicas, da equipe da Prape e do vice-reitor, professor Jackson Barbosa.

amanha2O projeto, desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Lavras, teve o apoio de docentes, estudantes da UFLA e professores da rede pública, que acompanharam as turmas durante as visitas ao câmpus. Ao longo de 2025, 12 escolas municipais participaram das ações, totalizando mais de 400 estudantes em atividades promovidas em oito unidades acadêmicas da Universidade. Nas visitas, os alunos conheceram laboratórios, salas de aula, museus, projetos de extensão e espaços de convivência, incluindo o Restaurante Universitário.

Natany Avelar Silva, superintendente de Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação de Lavras, destacou a importância da iniciativa. “Muitos alunos, mesmo sendo naturais de Lavras, não conheciam a universidade. Tenho a certeza de que este projeto marcou a vida e a história deles e, a partir de agora, estão despertando para esse amanhã universitário.”

Para a equipe da Prape, o apoio das unidades acadêmicas foi fundamental para proporcionar aos estudantes da rede municipal um contato amplo com diferentes áreas do conhecimento, ampliando horizontes e fortalecendo o vínculo entre universidade e comunidade. Warlley Ferreira Sahb, coordenador de apoio à gestão da Prape, enfatizou o impacto do projeto para estudantes do ensino fundamental. “Mesmo sendo um projeto-piloto e realizado em curto tempo, foi possível verificar o impacto não só nas crianças que nos visitam, mas também internamente, despertando nas unidades acadêmicas um papel de destaque ao abrir as portas e dizer aos estudantes que o sonho da universidade é possível.”

Em sua fala, o vice-reitor destacou que os estudantes são a razão da existência da Universidade e que os esforços institucionais têm sido orientados à ampliação do acesso e da permanência no ensino superior. Ele lembrou que o sonho de integrar a comunidade uflaniana é compartilhado por muitos jovens de Lavras e região, e frequentemente estimulado pelos professores da rede pública. “Nosso desejo é despertar e alimentar o sonho de pertencer à UFLA e fazer tudo para que ele seja possível.”

Percepções positivas

O relatório final aponta forte receptividade dos estudantes, que manifestaram entusiasmo ao perceber que o acesso à universidade pública é possível e gratuito. Segundo os relatos enviados pelas escolas, as experiências despertaram interesse pelas profissões, motivação para os estudos e maior compreensão sobre as possibilidades de ingresso no ensino superior.

amanha7A professora Letícia Klein Tonelli, vice-diretora da Escola José Luiz de Mesquita, reforça o impacto do projeto. “Muitos alunos não sabiam que podiam entrar na universidade e, quando descobriram o tamanho da ‘cidade’ que é esse lugar, com tantas opções, ficaram realmente deslumbrados. Antes, muitos falavam em entrar direto no mercado de trabalho; agora, pensam em estudar em uma universidade. Abriu o horizonte. Agora sabem que é gratuita e que também é um lugar possível para eles.”

Percepção semelhante é apresentada pela professora Greicieli Santos, da Escola Municipal Edio do Nascimento Birindiba. Ela enfatiza que a visita representa, para muitos estudantes, o primeiro contato real com a universidade e, em alguns casos, até mesmo com a própria cidade. Para ela, observar o entusiasmo dos alunos ao conhecerem o câmpus reforça a relevância social do projeto. “Foi nítido o brilho nos olhos, especialmente quando eles perceberam que poderiam estudar aqui e ter acesso a serviços como o Restaurante Universitário. Para muitos, isso foi uma verdadeira ‘virada de chave’.”

amanha6A professora Helena Maria Ferreira, diretora da Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas, Educação e Letras (Faelch), destaca que o Projeto Amanhã também amplia a compreensão sobre o papel social da universidade e contribui para o aperfeiçoamento contínuo da formação docente. “Esse contato direto com os estudantes da rede pública nos permite perceber melhor suas expectativas e o modo como enxergam a universidade”, afirma. Segundo ela, a escuta qualificada auxilia no aprimoramento dos cursos de licenciatura. “Quando compreendemos quem são esses jovens, o que buscam e quais são suas dúvidas, conseguimos fortalecer nossos cursos e reafirmar o compromisso das licenciaturas com uma formação mais sensível às demandas da sociedade.”

Avaliação e próximos passos

As avaliações positivas e o envolvimento crescente das escolas reforçam a importância da continuidade do Projeto Amanhã, que, segundo a Prape, desempenha papel estratégico na promoção da permanência estudantil a longo prazo, ao incentivar que jovens visualizem seu futuro em uma universidade pública, gratuita e de qualidade. Para o próximo ano, está prevista a ampliação da participação, com inclusão de mais escolas e mais visitas ao câmpus.

Ao encerrar o ciclo de 2025, a equipe organizadora registrou sua gratidão às escolas, estudantes e parceiros, reafirmando o compromisso institucional de fortalecer ações que aproximem a UFLA da comunidade lavrense e promovam a inclusão educacional.

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