Saltar para o conteúdo principal
Ir direto para menu de acessibilidade.
Recursos

Projeto institucional coordenado pela PRPG é aprovado na Capes - serão mais de 1,1 milhão para compra de equipamentos

Escrito por Janaine Maculan | Publicado: Sexta, 05 Dezembro 2025 13:00 | Última Atualização: Sexta, 05 Dezembro 2025 13:00
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi contemplada com recursos financeiros para sua infraestrutura científica ao ser aprovado, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), um projeto institucional no âmbito do Programa Pró-Equipamentos. A proposta, coordenada pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG), assegurou R$ 1.120.000,00 para a aquisição de equipamentos de uso compartilhado, voltados à qualificação das atividades de pesquisa, especialmente aquelas desenvolvidas nos programas de pós-graduação.

A iniciativa se apoia na Portaria CAPES nº 347, de 21 de novembro de 2024, que regulamenta a chamada pública. O recurso permitirá ampliar e modernizar laboratórios utilizados pelos 43 programas de pós-graduação da Universidade, entre acadêmicos e profissionais. A estratégia de investimento prioriza equipamentos de uso coletivo, fortalecendo grupos de pesquisa de diferentes áreas e favorecendo o compartilhamento de estruturas.

A elaboração da proposta pela PRPG/UFLA ocorreu a partir de um edital interno, por meio do qual os PPGs encaminharam suas demandas de equipamentos com as respectivas justificativas. Com a obtenção dos recursos, as compras serão realizadas pela PRPG, com o auxílio dos coordenadores dos PPGs. É o que explica o coordenador institucional do Pró-Equipamentos Capes/UFLA, professor José Airton Rodrigues Nunes, que vem trabalhando no Programa conjuntamente com o servidor da PRPG Walter Weider Carvalho.“O Programa Pró-Equipamentos da Capes, que estava paralisado há dez anos, foi retomado e contribui, de forma importante, com recursos de capital, para que a UFLA adquira equipamentos de uso compartilhado que atendem diretamente às demandas de pesquisadores vinculados a programas de pós-graduação. Esse modelo contribui para a otimização de recursos, melhoria da qualidade das pesquisas e ampliação do potencial de geração de conhecimento, inovação e tecnologia”, avalia José Airton.

Com a aprovação e execução da proposta, a UFLA reforça sua política institucional de apoio contínuo à pós-graduação, consolidando-se como um ambiente de pesquisa cada vez mais preparado e integrado. “A partir do investimento, a expectativa é de avanços que dialoguem tanto com a formação de recursos humanos quanto com o desenvolvimento científico em nível nacional”, complementa o professor.



 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção