UFLA conquista o Selo ODS Educação 2025 por ações alinhadas à Agenda 2030
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) será certificada com o Selo ODS Educação 2025, reconhecimento nacional concedido a instituições de ensino que desenvolvem projetos alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). A certificação reconhece o conjunto de ações da Universidade voltadas ao ensino, à pesquisa, à extensão, à inovação, à governança e ao impacto social. A cerimônia de entrega está prevista para março de 2026.
Ao todo, 129 instituições brasileiras serão contemplas com o selo nesta edição. A certificação é promovida pelo Selo ODS Educação, iniciativa do Selo Social, e tem como objetivo reconhecer, mapear e dar visibilidade a práticas educacionais que contribuem diretamente para o alcance dos ODS, com destaque para o ODS 4 – Educação de Qualidade, além de interfaces com outros objetivos da Agenda 2030.
A UFLA garantiu a certificação com 22 iniciativas, evidenciando o alinhamento estratégico de suas atividades acadêmicas e institucionais às diretrizes globais de desenvolvimento sustentável e reafirmando o papel da educação como base para a construção de um futuro mais justo, inclusivo e sustentável. A validação das ações passou por um processo rigoroso e, em 2026, a iniciativa abrirá novo ciclo para credenciamento denovos projetos.
O processo que garantiu à UFLA o selo contou com a representação institucional da professora Joziana Muniz de Paiva Barçante, superintendente de Governança, responsável pelo acompanhamento e articulação das informações submetidas à avaliação do selo. Para ela, o reconhecimento representa um importante reconhecimento externo à atuação da Universidade no fortalecimento de políticas e projetos que integram sustentabilidade, inovação social e responsabilidade pública. “Além de fortalecer a imagem institucional da Universidade, essa conquista valoriza o trabalho de docentes, técnicos e estudantes envolvidos, amplia a transparência pública e contribui para o posicionamento da UFLA como referência nacional em sustentabilidade, inovação social e responsabilidade pública”.
O reitor da UFLA, professor José Roberto Scolforo celebrou a conquista, lembrando que o reconhecimento é resultado de uma cultura de sustentabilidade que norteia as ações da Universidade. “Com essa certificação, a UFLA consolida seu posicionamento como referência nacional na promoção de uma educação transformadora, comprometida com o desenvolvimento sustentável e com a implementação efetiva da Agenda 2030 no âmbito do ensino superior público brasileiro”, destacou.
De acordo com o professor Marco Aurélio Carbone Carneiro, a Pró-Reitoria de Extensão, Esporte e Cultura (Proeec) deverá promover um reconhecimento institucional aos projetos e ações que fundamentaram a conquista do Selo ODS Educação.
Confira os projetos que participaram da validação para a certificação institucional
Confira a lista das instituições certificadas em 2025
Sabia que a UFLA tem um site para registrar as ações relacionadas às ODS? Confira neste link


