UFLA é a sexta melhor universidade do Brasil em Ciências da Vida no THE Ranking by Subject
A Universidade Federal de Lavras (UFLA) voltou a figurar entre as instituições brasileiras de melhor desempenho no Times Higher Education Ranking by Subject, levantamento internacional que avalia universidades em 11 áreas do conhecimento. Na edição mais recente, a UFLA aparece ranqueada em quatro áreas, com destaque para Ciências da Vida (Life Sciences), que reúne as melhores universidades do mundo nesse campo.
No recorte nacional, a UFLA integra o grupo das seis melhores universidades públicas brasileiras em Ciências da Vida, ao lado da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em Minas Gerais, a UFLA ocupa a segunda posição nessa área.
Além de Ciências da Vida, a Universidade também foi classificada nas áreas de Medicina (faixa 1001+ no mundo) e Engenharia (faixa 1251+), mantendo presença em campos estratégicos da formação acadêmica e da produção científica. Outro destaque desta edição é a estreia da UFLA na área de Physical Sciences, que inclui cursos e pesquisas em Física, Química, Matemática e áreas correlatas.
Sobre a avaliação
O Times Higher Education Ranking by Subject avalia instituições a partir de indicadores como ensino, ambiente de pesquisa, qualidade da pesquisa, internacionalização e interação com a indústria, considerando dados bibliométricos e informações institucionais. A metodologia é adaptada para refletir as especificidades de cada área do conhecimento.
“Os rankings internacionais têm se tornado cada vez mais competitivos, com um número crescente de instituições investindo fortemente em pesquisa, internacionalização e impacto acadêmico. Nesse cenário, o desafio não é apenas avançar posições, mas, sobretudo, manter os patamares já alcançados. Cada indicador avaliado passa a exigir um esforço contínuo e articulado de toda a comunidade universitária”, avalia o professor André Pimenta Freire, coordenador acadêmico da Diretoria de Relações Internacionais (DRI).
A presença consistente da UFLA em rankings internacionais reflete o trabalho desenvolvido por docentes, técnicos-administrativos e estudantes, bem como os investimentos contínuos em pesquisa, inovação e internacionalização, consolidando a Universidade entre as instituições públicas brasileiras de maior reconhecimento acadêmico.


