Saltar para o conteúdo principal
Ir direto para menu de acessibilidade.
Casa das Cidades

UFLA reúne prefeitos para apresentar ações da Casa das Cidades e fortalecer parcerias com municípios

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Quarta, 28 Janeiro 2026 09:02 | Última Atualização: Quarta, 28 Janeiro 2026 09:30
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu, nesta terça-feira (27/1), prefeitos, secretários municipais, vereadores e representantes de consórcios públicos no Salão dos Conselhos, em uma reunião institucional que marcou mais uma etapa do projeto Casa das Cidades. A iniciativa tem como objetivo aproximar a universidade dos municípios, oferecendo apoio técnico, articulação de projetos e cooperação para o enfrentamento de desafios locais em áreas como saneamento, planejamento urbano, saúde, educação, gestão pública e desenvolvimento regional.

Durante a abertura do encontro, o vice-reitor da UFLA, professor Jackson Barbosa, destacou que a proposta da gestão é ampliar o diálogo entre universidade e sociedade, reforçando o compromisso de colocar a estrutura acadêmica a serviço do interesse público.  As parcerias com o poder público contribuem para viabilizar ações concretas e resultam em uma formação prática de excelência. 

O vice-reitor também apresentou parte da estrutura da UFLA que pode ser mobilizada em apoio às gestões municipais. Atualmente, a universidade conta com 51 cursos de graduação, mais de 40 programas de pós-graduação, cerca de 900 docentes e 28 laboratórios credenciados. Além disso, destacou experiências institucionais que podem ser replicadas nos municípios, como o tratamento integral da água e do esgoto no câmpus e a geração própria de parte da energia consumida. “A ideia é construir soluções que sejam acessíveis e replicáveis, considerando as especificidades de cada município”, afirmou, ao mencionar projetos desenvolvidos em parceria com prefeituras, consórcios regionais e empresas juniores da UFLA.

A Casa das Cidades atua cprefeitos2omo articuladora técnica, auxiliando os municípios na elaboração de projetos, organização de demandas e busca por fontes de financiamento. Nesse contexto, ressaltou que a universidade trabalha de forma integrada nas três vertentes que a caracterizam: ensino, pesquisa e extensão, com foco em gerar impactos sociais.

Formas de parcerias

A professora Júlia Moretto, coordenadora da Casa das Cidades, apresentou a metodologia de trabalho adotada pelo projeto. Segundo ela, o primeiro passo é ouvir os municípios, organizar as demandas e definir prioridades, uma vez que muitas gestões chegam com múltiplas solicitações simultâneas.

A partir desse diagnóstico, as demandas são encaminhadas aos setores da universidade com expertise técnica, envolvendo diferentes áreas do conhecimento, como engenharias, administração, direito, saúde e educação. Júlia destacou exemplos já em andamento, como estudos sobre enchentes, apoio à elaboração de planos diretores, diagnósticos socioeconômicos e projetos de saneamento, sempre com foco na produção de projetos estruturados que permitam aos municípios captar recursos posteriormente.WhatsApp Image 2026 01 28 at 09.00.09

“A atuação da Casa das Cidades é personalizada, mas pode ocorrer de forma consorciada, quando municípios enfrentam problemas semelhantes. Trabalhamos de maneira próxima às realidades locais, mas também buscamos soluções coletivas, quando isso é possível e mais eficiente”, explicou.

Presente no encontro, o professor Renato Fontes, do Departamento de Gestão do Agronegócio, comentou que a Casa das Cidades surge para organizar e facilitar o acesso dos municípios às competências da UFLA e dar maior agilidade aos processos. Destacou ainda o papel estratégico das empresas juniores, que, com suporte técnico de professores, contribuem para viabilizar projetos e serviços, especialmente em municípios de pequeno porte.

Durante o encontro, foram esclarecidos os diferentes formatos possíveis de parceria entre a universidade e as prefeituras, como convênios, termos de cooperação ou prestação de serviços, dependendo da natureza e da complexidade das demandas. A equipe da Casa das Cidades também apresentou o site oficial do projeto (casadacidades.ufla.br), onde está disponível a carta de serviços e os canais de contato.

Ao final da reunião, os participantes foram convidados para um tour pelo câmpus, com o objetivo de conhecer de perto algumas das estruturas apresentadas, como sistemas de tratamento de água e esgoto, unidades de pesquisa e espaços voltados à inovação.

A Casa das Cidades foi inaugurada em outubro de 2025 e integra a estratégia institucional da UFLA de ampliar o impacto social de sua produção científica e acadêmica, promovendo soluções aplicadas às demandas reais dos municípios mineiros.

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção