Docente da UFLA assume cargo editorial na Revista Optics Letters
O professor do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas (Icet/UFLA) Jonas Henrique Osório, foi nomeado topical editor da revista Optics Letters, um dos periódicos mais tradicionais e respeitados do mundo nas áreas de óptica e fotônica. A nomeação ocorreu por convite direto do editor-chefe do periódico e foi aprovada por unanimidade pelo conselho editorial, formado por pesquisadores de destaque internacional. O mandato inicial é de três anos, com possibilidade de renovação por mais três.
A conquista representa um marco importante na trajetória de internacionalização científica da UFLA. De acordo com Jonas, é a primeira vez que um docente da Instituição integra o corpo editorial da Optics Letters nesse nível de responsabilidade.
Na função de topical editor, Jonas Osório será responsável por gerenciar o processo de avaliação de artigos científicos submetidos à revista e por tomar decisões editoriais estratégicas. Sua atuação estará concentrada em temas como fibras ópticas microestruturadas, cristais fotônicos e dispositivos ópticos avançados — áreas que ele já coordena no Laboratório Multiusuário de Óptica e Fotônica (LaMOF), vinculado ao Departamento de Física da UFLA.
Para o docente, a Universidade amplia sua visibilidade junto à comunidade acadêmica global nas áreas de pesquisa em óptica e fotônica. Além disso, a nomeação também tem efeito simbólico importante dentro da própria instituição. “Acredito na possibilidade de inspirar nossos alunos e pesquisadores, posicionando a UFLA em uma função estratégica dentro de um dos portfólios mais importantes da fotônica mundial”, ressaltou.
Sobre a revista
Publicada desde a década de 1970, a Optics Letters é vinculada à Optica, principal sociedade científica global dedicada ao estudo da luz, anteriormente conhecida como Optical Society of America (OSA). A revista é reconhecida pela rápida divulgação de resultados científicos inéditos, submetidos a rigorosa avaliação por pares, e ocupa posição central na circulação do que há de mais avançado na pesquisa em óptica.


