Saltar para o conteúdo principal
Ir direto para menu de acessibilidade.
Representação

Professor da UFLA é eleito coordenador-adjunto nacional da Câmara de Agronomia no Sistema Confea/Crea

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Terça, 03 Fevereiro 2026 10:48 | Última Atualização: Terça, 03 Fevereiro 2026 10:48
Gentileza solicitar descrição da imagem

O engenheiro agrônomo Cleiton Lourenço de Oliveira, professor da Escola de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e diretor de Avaliação e Desenvolvimento e regulação do Ensino (DADE/UFLA), foi eleito coordenador-adjunto da Coordenadoria Nacional das Câmaras Especializadas de Agronomia (CCEAGRO) durante o 15º Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea, realizado em Brasília, entre os dias 28 e 30 de janeiro de 2026.

A eleição define os novos coordenadores nacionais das Coordenadorias de Câmaras Especializadas dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas), instâncias responsáveis por articular, em âmbito nacional, debates técnicos e proposições normativas relacionadas ao exercício profissional.

As Coordenadorias de Câmaras Especializadas dos Creas têm como finalidade estudar, discutir e propor providências, inclusive de cunho normativo, voltadas à uniformização de procedimentos em todo o território nacional, buscando fortalecer a atuação integrada do sistema e ampliar a eficiência dos conselhos e de suas câmaras especializadas.

No caso da CCEAGRO, a coordenação atua diretamente em temas que envolvem as atribuições profissionais da Agronomia, conectando a formação oferecida pelas instituições de ensino superior às deliberações dos órgãos colegiados e comissões que subsidiam decisões no âmbito do Conselho Federal e em articulações junto ao Congresso Nacional.

Segundo Cleiton, assumir a função representa uma oportunidade estratégica de contribuição para o desenvolvimento da área no País: “A coordenação permite participar ativamente do debate nacional sobre a Agronomia. É um espaço importante para aproximar a formação acadêmica das demandas profissionais, contribuir com propostas técnicas e colaborar na construção de decisões que impactam diretamente o exercício da profissão em todo o Brasil, garantindo a defesa da sociedade como um todo a ter acesso diário a alimentos seguros, nutritivos e em quantidade suficiente para satisfazer não somente a fome, mas também a sustentar o produtor rural no campo. Levo também a perspectiva da universidade pública, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão na formação de profissionais de qualidade para esse diálogo”. 

coordenadores eleitos para as camaras especializadas 2026

Fotos: Divulgação Crea-MG 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção