Saltar para o conteúdo principal
Ir direto para menu de acessibilidade.
parcerias institucionais

UFLA recebe representantes da Polícia Militar e do Judiciário em visita para fortalecer relações institucionais

Escrito por Cibele Aguiar | Publicado: Sexta, 23 Outubro 2026 09:02 | Última Atualização: Sexta, 23 Outubro 2026 09:43
Gentileza solicitar descrição da imagem

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) recebeu, na quarta-feira (21/10), representantes da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e do Poder Judiciário em uma visita institucional voltada ao fortalecimento das relações entre as instituições. O encontro também teve como objetivo apresentar a Universidade à nova juíza criminal da Comarca de Lavras, Luciana Mara de Faria, e discutir possibilidades de cooperação em áreas estratégicas.

Participaram da visita a coronel PM Daisy Ferrarezi Moura, comandante da 6ª Região da Polícia Militar; o tenente-coronel PM Alexandre Mihomen Silva, comandante do 8º Batalhão da PMMG; o capitão PM Carlos Alberto de Abreu Ferreira, comandante da 54ª Companhia de Polícia Militar; e a juíza de Direito Luciana Mara de Faria, da 2ª Vara Criminal e de Execuções Penais da Comarca de Lavras.

A iniciativa partiu da Diretoria de Trânsito, Segurança e Suporte Acadêmico (DTSA) da UFLA, como parte das ações de aproximação e diálogo com as instituições de segurança pública e do Judiciário. Esta foi a segunda reunião realizada com representantes da Polícia Militar, dando continuidade às tratativas para ampliar a cooperação institucional.

Durante o encontro, foram abordadas possibilidades de parcerias estratégicas nas áreas de segurança, desenvolvimento de tecnologias, inteligência artificial e inteligência estratégica, considerando o potencial de contribuição da Universidade por meio do ensino, da pesquisa e da inovação.

As autoridades foram recebidas no Gabinete da Reitoria pelo reitor, professor José Roberto Soares Scolforo, com a participação do vice-reitor, professor Jackson Antonio Barbosa, e do diretor da DTSA, César Raimundo da Silva. A programação também incluiu um percurso pelo câmpus para apresentar a infraestrutura da Universidade e as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela UFLA. 

A visita reforçou a importância do diálogo permanente entre a Universidade e as instituições públicas da região, contribuindo para o fortalecimento das relações institucionais e a identificação de oportunidades de atuação conjunta.

 

 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção