Publicação de notícias no site
As solicitações de publicação de notícias deverão ser realizadas pelo Suporte on-line da Comunicação (suporte.ufla.br/comunicacao).
Critérios
Mesmo que o meio digital não apresente limites de espaço para postagem de conteúdo, o material mais visível no site, e com potencial para atingir seus objetivos comunicativos, é aquele posicionado na página principal da Universidade, em regiões de maior destaque. Conteúdos relevantes, que precisam alcançar um público extenso, devem permanecer pelo menos 24 horas nessas posições. Se o fluxo de publicações fica muito intenso, em poucas horas uma publicação deixa de estar na página principal, dificultando que sua mensagem chame atenção do internauta, e que informações importantes cheguem até seu público-alvo.
Por isso, mesmo que a Universidade produza muitos fatos aptos a se tornarem noticiáveis, a DCOM deve seguir critérios jornalísticos que limitem o número de publicações, permitindo que o usuário lide melhor com o fluxo de informações. Não é eficaz um grande número de textos produzidos, se nenhum deles obtém sucesso no número de acessos. Assim, são seguidas diretrizes para definição de quais conteúdos serão publicados no site.
- As solicitações de divulgação devem ser feitas exclusivamente pelo Suporte on-line da Comunicação (suporte.ufla.br/comunicacao). Por ele, o solicitante poderá acompanhar o andamento da solicitação, e obterá retorno sobre a possibilidade de publicação em até dois dias úteis após envio.
- O veículo on-line precisa garantir a maior instantaneidade possível das divulgações. Para tanto, o solicitante deve enviar a sugestão de divulgação à DCOM com antecedência mínima de cinco dias úteis em relação à data mais importante relacionada ao fato. O solicitante também deverá ficar atento, após o envio da solicitação, a e-mails e telefonemas da DCOM que buscam informações complementares. Quando solicitadas novas informações, o retorno deve ser ágil. Do contrário, é possível que o tema deixe de ser divulgado, devido ao fluxo programado de atividades da Diretoria.
Terão prioridade para divulgação, segundo critérios jornalísticos, de interesse público e de diretrizes da comunicação institucional:
- Processos seletivos para ingresso em cursos de graduação e pós-graduação, mobilidade interna, obtenção de novo título, concursos para seleção de servidores do quadro e substitutos, assim como outros editais que sejam de interesse da comunidade externa ou de ampla parcela da comunidade interna.
- Início, desenvolvimento ou resultados de pesquisas científicas.
- Projetos e ações de extensão, formalizados junto à Proec, especialmente nos momentos em que estiverem abertos à participação de novos públicos.
- Projetos e ações comunitárias, formalizados junto à Praec, especialmente nos momentos em que estiverem abertos à participação de novos públicos.
- Informações institucionais, essenciais para que as comunidades interna e externa acompanhem as ações da gestão, para maior transparência das iniciativas e conquistas. Incluem-se aí prêmios de destaque recebidos por membros da comunidade acadêmica, órgãos da universidade, núcleos de estudos, empresas juniores ou outras entidades ligadas formalmente à UFLA, bem como reuniões e outros eventos cujos resultados tragam impacto para a comunidade acadêmica.
- Decisões administrativas ou acadêmicas que gerem impacto para o público interno ou externo.
- Eventos oficiais, para os quais estiver previsto cerimonial. Outros eventos poderão ser divulgados, segundo avaliação de critérios de noticiabilidade pela equipe da DCOM, disponibilidade da escala de trabalho e tempo hábil para planejamento (entre o envio da solicitação e o prazo para publicação).
- Defesas de teses e dissertações podem ser divulgadas, caso sejam marcos comemorativos ou caso envolvam temas de alto impacto social e científico (nesta última situação, incluem-se trabalhos de conclusão). A avaliação sobre a viabilidade de divulgação é prerrogativa da DCOM.
- Conteúdos de estrito interesse da comunidade acadêmica e que sejam oriundos de fontes externas, parceiras institucionais da UFLA (agências de fomento, outras instituições de ensino superior, órgãos governamentais, instituições internacionais parceiras, entre outros). Tais conteúdos serão divulgados apenas nos casos em que atendam a critérios citados anteriormente, como ser de interesse da comunidade acadêmica em geral e produzir impacto significativo sobre as atividades da Universidade.
- Serviços ofertados pelos diversos órgãos da UFLA, tanto ao público interno quanto externo, cuja divulgação seja essencial à correta orientação dos usuários e à prestação de contas das atividades públicas. É o caso dos fluxos de funcionamento dos serviços de saúde, restaurante universitário, moradia, transporte etc.
- Campanhas institucionais (desenvolvidas pela Direção Executiva, pelas Pró-Reitorias, Prefeitura do Câmpus e respectivas diretorias e coordenadorias).
Não poderão ser divulgados nos veículos institucionais da Universidade:
- Eventos que envolvam exibição de obras audiovisuais para as quais não haja a devida autorização de veiculação, respeitando-se legislações referentes a direitos autorais.
- Eventos promovidos pela comunidade acadêmica e que não estejam devidamente registrados no SIG Eventos e não sigam as orientações da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec) ou da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec).
- Comunicados sobre atividades cuja organização não envolva a participação direta da UFLA e que possam trazer resultados ou conseqüências sobre os quais a UFLA não possa atuar diretamente para a solução de possíveis problemas. Nesses casos, aconselha-se que os organizadores mantenham seus meios de comunicação acessíveis aos usuários.
Outras informações poderão ter sua publicação efetivada, mediante avaliação da Diretoria de Comunicação, que primará por atender ao interesse público e a garantir a eficiência do conjunto de publicações programadas. Conteúdos não publicados no site poderão ser, a critério da DCOM, direcionados à publicação em outras mídias da UFLA, como as redes sociais, o Jornal UFLA, e-mail institucional, e outras que vierem a se estabelecer. O solicitante sempre receberá retorno da DCOM, pelo Suporte on-line, sobre as decisões referentes à solicitação.
Sobre os padrões de publicação
Os textos produzidos para o site da UFLA seguem padrão jornalístico, que primam pela garantia da comunicabilidade do conteúdo para um público amplo e heterogêneo. Assim, solicitações de alteração nos textos podem ser feitas por meio do Suporte on-line, mas sua pertinência será avaliada pela DCOM. A orientação geral é de que ocorrerão alterações apenas em casos de informações que estejam incorretas, inclusive do ponto de vista técnico. No tocante a estilo, formas específicas de grafar termos e ordenação das informações prevalecerão os entendimentos profissionais seguidos pela DCOM.
O usuário que enviar imagens para publicação junto à notícia deverá garantir que não possuam direitos autorais controlados e que tenham qualidade mínima 850 pixels de largura (sem distorções). Autorias de fotografias devem ser informadas. Se houver pessoas na foto, o solicitante deve identificar cada uma delas. Imagens de cartazes, anúncios e similares poderão ser rejeitados pela DCOM caso apresentem erros de qualquer espécie (o solicitante deve ficar atento a possíveis pedidos de correção).
A definição sobre o espaço da página em que cada conteúdo será publicado é feita pela DCOM, considerando que há número limitado de assuntos para cada seção, tempo ideal de permanência de cada um deles no ar e critérios técnicos do jornalismo a serem observados.
Informações gerais
Embora relevantes para a comunidade acadêmica, muitas ações não poderão ser abarcadas pelo calendário de divulgação da DCOM. Nesse caso, aconselhamos que seja verificada a possibilidade de publicação nos sites de Departamentos e Pró-Reitorias aos quais o tema estiver ligado. São exemplos dessas ações: eventos direcionados a públicos específicos; processos seletivos para núcleos de estudos, empresas juniores e PET/Peti; visitas técnicas, participação de estudantes, professores ou equipes de trabalho em congressos e outros eventos externos; etc.
A participação de membros da comunidade acadêmica em eventos externos, como palestrantes na programação principal - além de trabalhos eventualmente premiados - é passível de divulgação nos site, após avaliação da DCOM. Caso os membros da UFLA tenham sido apenas ouvintes ou apresentadores de trabalho, sugerimos publicação nos moldes mencionados anteriormente (sites dos departamentos ou pró-reitorias).
O solicitante que encaminhar sugestão de notícia à DCOM deve estar ciente de que, fazendo-o, está também se colocando à disposição para atendimento à imprensa, caso veículos de comunicação apresentem demanda por informações complementares e gravação de entrevistas. Nesse caso, o solicitante deve estar disposto a adequar sua disponibilidade à agenda dos veículos de comunicação, já que eles trabalham com prazos curtos e demandam, em geral, agilidade na divulgação. Por esse mesmo motivo, o telefone de contato informado quando da solicitação da divulgação deve ser preferencialmente o celular, de maneira que se permita a localização mais rápida para uma possível entrevista.