Dicas de Português: ASTERISCO ou ASTERÍSTICO?

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 22 Julho 2014 11:21 | Última Atualização: Quarta, 04 Outubro 2017 18:44
  1. Como devemos dizer: ASTERISCO ou ASTERÍSTICO?
Eis aí uma dúvida fácil de resolver. ASTERISCO (sinal gráfico em forma de estrela) é o diminutivo de astro. Ora, assim como se diz, por exemplo, CHUVISCO (diminutivo de chuva) e não CHUVÍSTICO, também se deve dizer ASTERISCO.
  1. EMPECILHO ou IMPECILHO?
Muitas pessoas dizem “IMPECILHO”, certamente por associarem essa palavra com o verbo “IMPEDIR” O correto, entretanto, é “EMPECILHO”, que é da mesma família de “EMPECER”, que significa estorvar, embaraçar.
  1. Nesse inteRIM ou nesse ÍNterim?
Na língua portuguesa, a sílaba forte das palavras terminadas por “IM” é, normalmente, a última. Exemplos: capim, jasmim, quindim, etc. Mas ÍNterim  constitui exceção.
  1. A mercadoria custa R$ 10,00 cada ou a mercadoria custa R$ 10,00 cada UMA?
O correto é empregar a palavra “CADA” seguida de um substantivo. Exemplos: Foi distribuído um ingresso para cada UM. As maçãs custavam R$ 1,00 real cada UMA.
  1. Tenho DE trabalhar ou tenho QUE trabalhar?
Qual a frase correta? É facultativo dizer “ter de” ou “ter que”. Houve tempo em que se discutiu muito esse assunto, mas, atualmente, as bibliografias dão validade às duas construções, e o falante pode escolher tranquilamente a que melhor lhe soar.   Paulo Roberto Ribeiro - ASCOM