Ir direto para menu de acessibilidade.

Dicas de Português: Obrigado ou obrigada

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 04 Agosto 2014 13:27 | Última Atualização: Quarta, 04 Outubro 2017 18:44
Obrigado ou obrigada Segundo a gramática tradicional, a palavra obrigado é um adjetivo que, num contexto de agradecimento, significa que alguém se sente agradecido por alguma coisa, por algum favor que lhe tenha sido feito, sentindo-se obrigado a retribuir esse favor a quem o fez. Por ser adjetivo, deve concordar com o elemento ao qual se refere em gênero e número, podendo ser masculino ou feminino, singular ou plural, dependendo da pessoa que se sentir obrigada a retribuir um determinado favor. Assim:
  • O homem ao agradecer deve dizer obrigado.
  • A mulher ao agradecer deve dizer obrigada.
  • O homem ao agradecer em nome de outras pessoas deve dizer obrigados.
  • A mulher ao agradecer em nome de outras pessoas, incluindo homens e mulheres, deve dizer obrigados.
  • A mulher ao agradecer em nome de outras pessoas, incluindo apenas mulheres, deve dizer obrigadas.
Cessão, sessão e seção Cessão significa o ato de ceder, de dar, de transferir um direito ou um bem, sendo sinônima de cedência, entrega e concessão. Pode significar também uma renúncia ou desistência, bem como um empréstimo. Exemplos:
  • Ele confirmou a cessão de suas roupas para uma igreja.
  • A cessão das instalações para a formação será confirmada amanhã.
Sessão significa o intervalo de tempo que dura alguma coisa, como uma reunião, uma assembleia, uma consulta, um espetáculo, uma apresentação ou qualquer outra atividade. Exemplos:
  • Vamos assistir à próxima sessão desse filme?
  • A Câmara dos Deputados convocou uma sessão para amanhã de manhã.
Seção significa uma parte de um todo, ou seja, uma fração, um segmento, uma subdivisão. Pode significar ainda uma repartição de um serviço público ou privado. Exemplos:
  • Os sabonetes se encontram na seção de limpeza.
  • A seção do jornal que fala sobre economia não veio.
Fonte: www.normaculta.com.br Paulo Roberto Ribeiro - ASCOM
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção