Dicas de Português: Os Porquês
Inúmeros leitores têm perguntado a respeito do uso graficamente correto dos porquês brasileiros. Digo “brasileiros” pelo fato de no Brasil termos uma grafia um pouco diferente da de Portugal nesse ponto. Vamos então rever o esquema de uso dos porquês em nosso país.
1) Usa-se POR QUE (preposição + pronome relativo) em perguntas diretas e indiretas; observe-se o acento circunflexo no “que” antes do ponto de interrogação:
Você pode nos dizer por que não devemos tirar proveito da boa pontuação?
Por que as mulheres ocupam tão poucos cargos políticos?
Brizola não aceitou o cargo por quê?
Nós, sim, temos o dever de perguntar por que não lhes deram opção de vida.
2) Usa-se POR QUE em frases afirmativas/negativas, como complemento (objeto direto) de verbos como mostrar, justificar, saber, explicar, entender e outros:
Ninguém explica por que os preços não caem.
Joseph Stiglitz, Prêmio Nobel de Economia, encantou plateias e mostrou por que provoca calafrios nos burocratas de Washington.
Não entendo por que os eletricitários vão entrar em greve.
3) Usa-se POR QUE como complemento das expressões EIS, DAÍ, NÃO HÁ:
Eis por que resolvemos fazer a paralisação.
Não pude me preparar, daí por que desisti do concurso.
“Não há por que temer mudanças. Esse Brasil já tem regras”, disse o presidente da Valisère.
Nesses três casos está sempre implícita a palavra motivo:
Por que (motivo) as mulheres ocupam tão poucos cargos políticos?
Não entendo por que (motivo) os eletricitários entrarão em greve.
Gostaria de saber por que (motivo) seu filho faltou à aula.
4) Usa-se PORQUE para iniciar orações explicativas e causais; em tais afirmações e respostas temos uma conjunção, que equivale a POIS (já que, uma vez que, pelo fato de que, como):
É preciso alfabetizar as pessoas digitalmente junto com a superação do analfabetismo básico, porque não dá tempo de fazer uma coisa antes da outra.
Hoje, a comunidade se assenta em torno do desmatamento porque essa é a única oportunidade de emprego e de renda.
Muitas crianças simplesmente não conseguem aprender porque estão subnutridas.
Nos casos em que se aplica a regra do item 4 pode-se colocar uma vírgula antes do “porque”, a indicar o início de uma oração. Já no tocante aos itens 1, 2 e 3 a colocação da vírgula é totalmente imprópria, para não dizer impossível.
Fonte: www.linguabrasil.com.br
Paulo Roberto Ribeiro - Ascom